quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

E A MINHA VINHA?

Escrito em 29/08/2012

“Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas? [...] Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do Senhor; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor.” (Isaías 5:4 e 7)

O texto de hoje revela o sofrimento, a dor e o lamento de Deus diante da resposta negativa de Israel e dos filhos de Judá ao empenho dEle no Plano da Redenção.

O profeta Isaías ilustra o fato acima com a parábola de um agricultor que investiu todos os esforços possíveis para fazer a sua vinha produzir uvas boas, mas o resultado foi nulo.

Eu associei esta parábola com algumas reportagens que mostram agricultores arrasados, devido a todo um esforço perdido com a sua plantação, por algum imprevisto, como uma nevasca, um temporal que sempre ocorrem no Sul ou como a seca no Nordeste do Brasil.

Fonte:http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/01/11/uvassecas620x465.jpg

No entanto, na situação retratada pela parábola, não houve nenhuma catástrofe que motivasse a não produtividade da vinha; todos os cuidados necessários ao seu florescimento foram tomados. O proprietário fez de tudo para que ela desse uvas boas e ela deu uvas más. Ele teve de mudar os seus propósitos com aquela terra.

O Senhor sente uma enorme tristeza pela rejeição da salvação por parte de Seus filhos. Ele chegou ao máximo do que podia ser feito: enviou o Seu próprio filho, o Unigênito, para viver entre os homens, transmitir-lhes o Amor divino, a ponto de morrer numa rude cruz para propiciar-lhes a salvação. E o que aconteceu? Israel, a vinha do Senhor, não produziu os frutos de justiça esperados por Ele.

Deus providenciou uma mudança nos planos para que o Evangelho das Boas Novas fosse levado ao restante do mundo; hoje, a maior parte do mundo já recebeu a mensagem da salvação em Cristo Jesus.

Mas a rejeição da salvação se limita a Israel, o povo escolhido para ser luz do mundo? Infelizmente não! A história se repete no nosso vasto planeta.

Agora pensemos num contexto mais próximo, chegando ao âmbito da família. A gente tem os filhos, luta com todas as forças do nosso ser para educá-los no temor do Senhor, investe neles todo um aporte espiritual e eles optam por um caminho estranho ao projetado e esperado. É de doer o coração! Dói tanto que parece que vai estourar no peito.

O agricultor frustrado da parábola teve de se conformar em transformar a sua vinha em pasto, mas ele sofreu e lamentou. Assim também Deus: sofre, lamenta e chora pela rejeição dos filhos amados. 

Mas ... Vamos ser otimistas e concluir com a mensagem do filho pródigo: o Pai, que, nesta parábola, representa Deus, espera dia após dia, até que, de longe, vê o filho que volta, corre ao seu encontro, abraça-o e depois dá uma festa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário