quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DAVI E ABIGAIL

Escrito em 30/08/2012

“Então, Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Bendita seja tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse.” (1 Samuel 25:32 e 33)

Deus já havia rejeitado a Saul como rei de Israel e escolhera Davi para substituí-lo, mas Saul não aceitava e perseguia Davi. O povo sabia disso. Neste contexto, ocorre um episódio interessante, narrado em 1 Samuel 25.

Estava Davi no deserto, próximo ao Carmelo, com 600 homens de guerra e faltou-lhes provisão de alimentos. Então, ele envia 10 de seus homens para pedir alimentos a Nabal, que possuía um imenso rebanho de ovelhas e cabras naquela região. Note-se que em várias ocasiões Davi e seus homens haviam ajudado os pastores, protegendo-os bem como aos rebanhos de Nabal. Este era um “homem duro e maligno em todo o seu trato” e imediatamente respondeu com grosseria, desconsiderou todo o bem que recebera de Davi e mandou de volta, de mãos vazias, os enviados de Davi. 

Davi sai para a vingança com 400 homens armados com espadas. Neste intervalo, um dos homens de Nabal, discretamente, vai até Abigail, esposa deste e pede a sua intervenção, porque ela era uma mulher sensata.

Fonte: http://www.jw.org/assets/l/my/my_T/60.jpg

Abigail age rapidamente, separa uma grande provisão de alimentos e, sem dizer nada a Nabal, sai ao encontro de Davi. Ao encontrá-lo, Abigail se comporta como uma verdadeira embaixatriz: com habilidade e sabedoria, consegue fazer Davi desistir da intenção de vingança e aceitar os alimentos. Passados 10 dias, Nabal adoece e morre. Davi sendo informado de sua morte, procura Abigail e se casa com ela.

Quero ressaltar aqui o papel daquele pastor de ovelhas, que percebeu a criticidade do momento e buscou ajuda de Abigail e o papel dela que agiu prontamente para salvar a sua casa, que se compunha de muitas famílias.

Davi, por sua vez, fica muito grato, bendiz ao Senhor por ter-lhe enviado  Abigail e a ela, porque o impedira de fazer vingança com as próprias mãos, como diz o texto escolhido para hoje.

Além de tudo, Deus Se vingou por Davi e ainda proveu-lhe uma esposa maravilhosa – Abigail, que, além de sensata, era formosa.

Muitas vezes em nossa vida, agimos como Nabal ou como Davi pretendia na ocasião. Devemos entretanto, principalmente nas horas difíceis, buscar a sabedoria de Deus, que proverá a melhor solução para os problemas. Ele é o dono da vida, sabe o melhor para nós e nos ama com amor eterno.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário