quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

LANÇA EM MINHA CONTA

Escrito em 05/09/2012

“E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta.” (Filemom 18)

Fonte: http://ts1.mm.bing.net

Antigamente, nas cidades do interior, era comum as famílias fazerem suas compras de rotina, principalmente de mantimentos para casa, “pendurando numa conta”. Lembro-me muito bem da minha mãe mandar um dos seus 12 filhos ao “armazém” buscar alguns itens e dizer: “manda lançar na conta do seu pai”; o dono do armazém conhecia a todos, naturalmente. No final de cada semana, meu pai ia lá e pagava o total devido.

Atualmente, o nosso fiador é a empresa do Cartão de Crédito. Ela paga aos fornecedores aquilo que compramos, mas desconta deles um percentual sobre os valores. Por isto, quando compro à vista, pagando em dinheiro, peço desconto; muitos dão de pelo menos 5%. Além disto, a empresa do Cartão de Crédito recebe de nós, seus credores, um adicional contratual para termos o cartão, o valor da fatura, além de juros, em caso de atraso ou parcelamento.

Quando Paulo diz a Filemon: “lança em minha conta o que Onésimo te deve”, me faz lembrar primeiramente do sistema de crédito utilizado na época da minha infância e depois do atual.

Considero que este versículo da carta de Paulo a Filemom revela a graça de Deus e, em certo sentido, poderíamos até afirmar que Paulo é uma figura de Cristo, tendo em vista que assume a culpa de Onésimo perante Filemom.

Naturalmente Paulo não teve esta intenção, mas a sua atitude de amor para com Onésimo, agindo em substituição a este, possibilita tal entendimento.

Onésimo corresponde a cada de nós, pecadores: nós transgredimos a Lei de Deus e Jesus assumiu a nossa responsabilidade diante do Pai. Ele veio ao mundo em forma humana e, como homem, viveu vida reta e santa, de acordo com a Lei de Deus, que é a vontade expressa do Pai.

O destino do transgressor da lei seria a condenação e esta também o Senhor Jesus levou sobre Sua carne, no sacrifício expiatório, na cruz do Calvário. Assim, Jesus nos justifica e nos purifica do pecado e nos liberta da condenação.

Completando a analogia, Filemom, o senhor de Onésimo, corresponderia a Deus. Observe-se que como Onésimo era escravo de Filemom, com sua fuga, poderia ter-lhe causado algum dano e/ou também dever-lhe alguma coisa.

Finalmente, Jesus é o nosso fiador. Ele com sua vida e sacrifício diz ao Pai: “lança na minha conta a dívida de Maerce”

Nenhum comentário:

Postar um comentário