terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A GRAÇA EDIFICA

Escrito em 28/08/2012

“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” (1 Pedro 5:10)

Olhando para trás na minha jornada espiritual, vejo o quanto é verdade a operação da graça de Deus a meu favor. Ainda na minha juventude, tive oportunidade de conhecer a Palavra de Deus, recebi a Luz da Verdade revelada no Evangelho da Salvação em Cristo Jesus. Desde então, optei por seguir a Jesus, porque Ele me convida para Sua glória eterna.

Jesus Cristo convida a cada de nós para o Seu reino, para participar da Sua glória, glória que se expressa em termos de bondade e misericórdia; Ele tem prazer na salvação do homem; Ele nos dirige a graça benfazeja de Deus Pai e a comunica através do Espírito Santo. Por meio desta graça, somos atraídos a Jesus.

O versículo de hoje menciona o sofrimento e todos nós humanos somos sujeitos ao sofrimento, porque estamos vivendo num mundo em que reina o pecado e as consequências deste deságuam sempre em sofrimento e provações, mas Jesus prometeu que não permitiria provações que não pudéssemos suportar.

Ao final do versículo, Pedro traz a enriquecedora mensagem do que Jesus faz por nós, com 4 verbos de ação: aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com
·         Aperfeiçoar – ação ou processo de tornar perfeito algo que se acha em estado de imperfeição, de debilidade, de fraqueza, de defeito. Somente Jesus em figura humana atingiu a perfeição plena, mas em comunhão com Ele, contemplando-O diariamente, mirando no Seu exemplo, nós podemos alcançar níveis de perfeição cada vez mais próximos dEle, com expectativa de plenitude na eternidade;

·         Firmar – ação de tornar firme aquilo que está frouxo, bambo, folgado. Sim. Quando conhecemos a Jesus, trazemos a característica de insegurança, de instabilidade, de indefinição no que concerne ao perfil cristão. Então, Ele vai operando gradativamente em nossa vida, no sentido de firmar os nossos passos no caminho eterno;

·         Fortificar - Depois que Ele nos coloca no prumo, aí então Ele começa a trabalhar conosco no sentido de nos tornar mais fortes, Ele nos fortifica; como uma árvore depois que firma sua raiz no solo, começa a se estruturar no tronco e depois na ramagem, tornando-se mais forte para suportar as intempéries. Assim também acontece conosco na carreira cristã;

·         Fundamentar – Quando começamos a conhecer a Palavra de Deus, nos alimentamos do leitinho espiritual, como o bebê recém nascido; à medida que crescemos, já conseguimos tomar um suco, uma vitamina, uma sopinha até chegar no alimento sólido. É assim mesmo que acontece no nosso crescimento espiritual, cada dia vamos nos aprofundando e avançando no conhecimento e na graça. Às vezes, a gente descobre, depois de muito ler um texto, o sentido real dele, a mensagem que ele contém para nos transformar em pessoas mais semelhantes a Jesus. Ele opera em nós a fundamentação.

Deus tem um Plano para nós, mas é necessário que acatemos o Seu plano e permitamos que Ele opere em nós, por meio de Sua graça edificadora.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário