sábado, 26 de janeiro de 2013

REVERÊNCIA A DEUS

Escrito em 31/08/2012

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Isaías 6:1-3)

A Reverência a Deus sempre foi um assunto de extrema importância e muito mais em nossos dias, quando tem havido uma inversão de valores e a  irreverência tem sido enaltecida, como se pode ver na mídia televisiva. 

Quando o profeta Isaías teve a visão de Deus em Seu trono, descrita nos versículos de hoje, ele achou que iria morrer: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” Mas neste momento, veio um serafim, tocou-lhe a boca com uma brasa viva do altar de Deus e assim foi tirada a sua iniquidade e perdoado o seu pecado.

Quando entramos numa catedral, o ambiente solene e imponente nos constrange ao silêncio e a uma atitude de oração, porém nos sentimos mais à vontade numa igreja mais humilde e com isto, muitas vezes, acabamos por perder o sentido da reverência, conversamos com os amigos, rimos, como se estivéssemos num encontro social.

Reverência significa respeito às coisas sagradas, acatamento, veneração, devendo se traduzir numa atitude prática de honra e adoração a Deus. Assim, a Igreja, independente de ser uma suntuosa catedral ou uma humilde capela, é um local onde vamos encontrar com Deus de uma forma especial, porque, na verdade, Ele é onipresente e, portanto, está em todo lugar.

Embora “Igreja” signifique principalmente a reunião de pessoas com o intuito de adoração a Deus, usaremos hoje o termo para designar o “templo”.

Assim, a Igreja é um lugar onde vamos para cultuar a Deus, para adorá-Lo na beleza de Sua santidade, para uma melhor comunhão com Ele, para buscá-Lo de todo coração. É um lugar de encontro da criatura com o seu Criador, do redimido com o seu Redentor, do mantido com o seu Mantenedor; ali devemos demonstrar-Lhe nossa gratidão por tudo o que Ele fez e continua fazendo por nós, por todas as bênçãos que nos concede, sejam espirituais ou materiais.

A Igreja é um local onde devemos manter a reverência, mas não precisamos nos sentir tolhidos, não é isto que Deus quer; ali nós podemos ser espontâneos na nossa adoração, abrir o nosso coração a Ele, levar-Lhe nossos pedidos e nossa homenagem de gratidão. Devemos evitar a conversa frívola, os assuntos que desviam a nossa mente do objetivo principal da comunhão e da adoração.

Já ouvi muita gente dizer: “não preciso ir à Igreja para encontrar com Deus”, mas Deus fica feliz de ver o Seu povo reunido, louvando e bendizendo o Seu nome em assembléia. Da parte humana, congregar com os irmãos é algo que faz bem e edifica a fé.

A Palavra de Deus diz: “Não abandoneis a vossa congregação como é costume de alguns.” 

Até no período em que o povo de Deus viajava pelo deserto, indo do Egito para a Terra Prometida, Deus orientou a Moisés a construir um tabernáculo, que apesar de ser montável e desmontável, tinha uma estrutura toda especial, que foi especificada por Deus e foram escolhidos homens talentosos para a sua construção. O serviço sagrado ali realizado foi também todo orientado por Deus e requeria uma total reverência. Ali eram oferecidos os sacrifícios que simbolizavam a morte de Jesus pela redenção do homem, que aconteceria no futuro.

Bem, de minha parte, amo ir à Igreja, congregar com os meus irmãos na fé, estudar em grupo a Palavra de Deus, discutir os assuntos doutrinários mais complexos, trocar experiências de fé e evangelismo, orar, louvar e bendizer o nome de Deus. Tudo isto edifica a Igreja, que somos nós, o povo de Deus, como dito mais acima.

Fonte: http://adventismoemfoco.files.wordpress.com/2009/07/igreja-central-de-vitoria

Apesar de não cantar bem, amo cantar em congregação:

“Ó, vem, vem, vem, vem, vem à Igreja comigo, louvar e adorar ao Senhor! Oh, quão bom é estarmos unidos pelos laços fraternos do amor!” (Hino 507 do HA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário