quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ENVIANDO O CORAÇÃO

Escrito em 04/09/2012

“Eu to [Onésimo] envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração. [...] Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo.” (Filemom 12 e 17)
Fonte: http://3.bp.blogspot.com
A carta de Paulo a Filemom contém apenas um capítulo, mas com uma rica mensagem prática da transformação operada pela conversão na vida de Filemom e Onésimo, ambos filhos de Paulo na fé. Eles conheceram o Evangelho da Salvação em Cristo Jesus em locais e momentos diferentes.

Onésimo havia sido escravo de Filemom e fugira, mas depois de sua conversão, tornara-se um amado discípulo de Paulo, muito útil no apoio a este, que, embora preso, continuava seu ministério.

Quando Paulo soube da antiga condição de escravo de Onésimo e de sua ligação com Filemom, tratou de providenciar o acerto da situação jurídica pendente, porém dentro de uma nova condição, porque agora ambos eram filhos de Deus, e portanto, amados e libertos.

Então, Paulo envia Onésimo a Filemom, levando a carta, de onde procedem os versículos da mensagem de hoje. Onésimo se tornara muito importante para Paulo e para a causa do Evangelho.

Paulo amava tanto a Onésimo que, ao enviá-lo a Filemom, refere-se a ele como o seu próprio coração e pede a Filemom que o receba como se estivesse recebendo a ele mesmo (Paulo). Que coisa maravilhosa, heim!

Eu já vivi uma situação semelhante: Estava visitando uma amiga e irmã de fé, de nome Heloísa (Hellô para os íntimos), obreira bíblica do Hospital Adventista, em Belém-PA, e, em seguida, eu iria a Manaus, para conhecer um pouco da Região Amazônica. Então, a Hellô escreveu uma cartinha com as mesmas palavras de Paulo acima, para uma amiga e também irmã de fé, de nome Joana, que residia em Manaus; ela também era obreira bíblica, mas na época, estava afastada por doença.

Bem, chegando em Manaus, eu dei entrada num hotel e, em seguida, fui visitar a Joana. Mesmo na condição em que se achava, de cama, de repouso absoluto, ela me recebeu com muito carinho, juntamente com seu esposo e filho adolescente e insistiram para que eu ficasse com eles. 

O esposo dela me levou ao Hotel, dei baixa e fui para casa deles, onde fiquei por uma semana. O menino me serviu de guia em vários passeios pela cidade e redondezas. Tive naquela casa um tratamento de família cristã, com muita hospitalidade e verdadeiro amor, que jamais esquecerei. Em pouco tempo, Deus a levou. Alguns anos depois, levou também a Hellô. Saudade delas!

Com Jesus, tudo se transforma: de escravo, Onésimo passa a ser irmão de Filemom e, eu de estranha, me tornei membro da família da Joana.

Pela criação, temos todos uma só origem, o Pai Celestial, e,  pela redenção em Cristo, nos reconciliamos com o Pai, e com isto, reatamos nossa fraternidade. Somos todos irmãos.    












Nenhum comentário:

Postar um comentário