terça-feira, 29 de janeiro de 2013

JESUS E A VIDEIRA

Escrito em 03/09/2012

“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)

Sinto uma atração especial pelo Evangelho de João, porque parece que ele consegue transmitir com mais sensibilidade os temas subjetivos da mensagem de Jesus, aqueles em que Jesus fala de coração a coração.

Jesus gostava de falar por parábolas, utilizando imagens do cotidiano do povo e assim Se fazia compreender. No presente texto, Ele utiliza a figura da videira.

Para que uma videira produza uvas, é necessário o desenvolvimento normal da planta, que ela esteja num solo favorável, receba a quantidade adequada de raios solares, seja regada, suas raízes se firmem na terra, o tronco cresça e os ramos se espalhem, todavia permanecendo conectados ao tronco, de modo a receber a seiva que a videira tira do solo e daí, no devido tempo, ela frutificará.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com

Ele Se compara com a videira e os seus discípulos com os ramos. Ele é o originador da produção e os discípulos completam a produção; por meio destes é que a videira produz os belos e saborosos cachos de uvas.

Jesus enfatiza que aquele que permanece nEle, como o ramo preso à videira, dá muito fruto. Com isto, Ele está dizendo também que Ele é uma videira de excelente qualidade, já que os seus ramos produzem em grande quantidade e acredito também com qualidade, considerando a sua origem.

Salientemos agora a condição para produzir os frutos: “quem permanecer em mim e eu nele”. Como permanecer conectado em Jesus e Ele em nós?

Prosseguindo no texto, veremos que Ele aborda como podemos permanecer nEle: alimentando-nos com a Sua Palavra, buscando o Seu amor, guardando os Seus Mandamentos, que é a expressão do Seu amor e do Seu caráter santo. Ele enfatiza que devemos amar uns aos outros como Ele nos ama.

E como Ele permanece em nós? Assim como a videira conduz a seiva que a permite frutificar, assim também o Espírito Santo, que Ele nos concede e que habita em nós.

O versículo de hoje esclarece que sem Jesus nada podemos fazer. É impossível que um ramo dê fruto se estiver cortado da videira. Assim, precisamos viver em comunhão com Jesus para podermos testemunhar do Seu amor – este é o saboroso fruto que Ele propicia e espera de nós. Por preceito e exemplo demonstramos a nossa conexão com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário