quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O CORAÇÃO NA PRESENÇA DE JESUS

Escrito em 14/06/2012

“E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras.” (Lucas 24:32)

Fonte: estudos.gospelprime.com.br

Após Sua ressurreição, no domingo, Jesus, sem se identificar, Se interpõe entre dois discípulos que se dirigiam de Jerusalém para a aldeia de Emaús, conforme o relato de Lucas 24:13-35.

Eles iam conversando exatamente sobre as últimas ocorrências relativas à pessoa de Jesus; o texto deixa claro que eles estavam tristes. 

Na verdade, eles tinham a expectativa de que Jesus seria o Libertador de Israel do jugo romano. A despeito das muitas vezes que Jesus falara sobre a Sua missão e o Seu reino, o entendimento deles estava restrito à realidade judaica, no “aqui e agora” deles; eles não haviam percebido que a Missão de Jesus era muito mais ampla, que transpunha os muros de Jerusalém, para alcançar o mundo inteiro, até mesmo as terras ainda não conhecidas, inexistentes no mapa da época.

Mas o que pretendo destacar hoje é a sensação de “arder o coração” que aqueles discípulos experimentaram, enquanto “aquele estranho” expunha-lhes as Escrituras, em contraste com a tristeza que lhes ocupava o mesmo coração antes daquele encontro.

Então me pergunto: Por que eles tiveram essa sensação de “arder o coração”? O que isto significa? Será que esta experiência também pode ocorrer conosco?
Entendo, a partir do relato, que houve duas razões para que seu coração ardesse:

·        A primeira - a presença de Jesus, mesmo que eles não a identificassem no momento. Sim, a presença de Jesus é suficiente em si mesma, para preencher um coração solitário, pois Ele irradia vida, Ele enche o espaço vazio de um coração angustiado;

·        A segunda - o conteúdo da fala de Jesus, a mensagem que Ele lhes trazia; os vers. 26 e 27 esclarecem que Jesus discorria sobre a Sua missão, fundamentando-se nos escritos de Moisés e dos Profetas. Na oportunidade, Jesus desdobrou diante deles todo o Plano da Redenção do homem.

Quanto ao “arder do coração”, não era uma sensação meramente fisica, como a do limão num dedo cortado, mas uma sensação de revelação, de acordar do sono espiritual, da letargia que paralizava a sua mente.

Esta experiência também pode acontecer conosco. Meu coração ardeu quando conheci a Jesus e a Sua Palavra, o Seu Plano para a minha redenção. O meu coração ainda arde na Sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário