quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A PALAVRA DE DEUS É LUZ

Escrito em 29/06/2012

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.” (Salmos 119:105)

Há pouco tempo, me levantei durante a madrugada, o ambiente estava muito escuro, pois faltara energia e eu havia fechado a porta do quarto e me esquecera disto, me dirigi à porta e dei aquela trombada; quase caí. Só não me machuquei, porque ainda estava devagar, ainda meio dormindo. Senti então o que é a falta de luz no meu caminho.

O Salmo 119, o maior deles, é uma jóia da literatura bíblica e fala da excelência da Lei de Deus e, logo de início, denomina “bem-aventurados” aqueles que andam na Lei do Senhor e O buscam de todo o coração. O versículo de hoje está neste contexto.

Fonte: perlbal.hi-pi.com/blog-images

O salmista utiliza a figura da lâmpada e da luz para destacar a importância da Palavra de Deus. O que ele ressalta é: a palavra de Deus ilumina o nosso caminho; viver sem a orientação da Palavra de Deus é como andar numa noite escura, num local ermo, onde não se vê onde se pisa e a qualquer momento, podemos enfiar o pé num buraco, sermos picados por um animal peçonhento, até mesmo cair, machucar, às vezes até morrer. Não é exagero.

Eu tive um colega de trabalho, um homem experiente em segurança patrimonial e pessoal, que dava treinamento de segurança na empresa onde trabalhávamos, acostumado a salvar pessoas na água e no fogo, e que numa madrugada, voltando de carro, sozinho do trabalho noturno, numa estrada escura, derrapou numa poça de água, capotou, bateu a cabeça, perdeu os sentidos, e ficou ali afogado numa poça dágua, e não tendo socorro imediato, foi encontrado morto. Foi uma tragédia acontecida basicamente por falta de luz.

Assim na nossa vida real, ignorar a Palavra de Deus pode nos levar à morte, talvez não aconteça no que concerne a esta vida, mas com certeza, estamos sujeitos à morte eterna.

A Palavra de Deus é luz que irradia salvação através da pessoa de Jesus. Ela aclara o nosso entendimento, nos tira das trevas do pecado, da ignorância deste mundo dominado pelo Senhor das Trevas e nos conduz para a Luz do Sol da Justiça, que é Jesus.

Fonte: t3.gstatic.com
A Palavra de Deus revela o Seu amor por nós, evidencia o sacrifício feito por Jesus para nos salvar, enche de luz o nosso viver, de modo que possamos enxergar com nitidez o caminho da salvação e também indicá-lo a outros.

Jesus nos delegou a função de iluminar o mundo: “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:14). Como a lua reflete a luz que recebe do Sol, nós também podemos refletir a luz de Jesus que em nós incide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário