domingo, 5 de agosto de 2012

O APELO DE DEUS

Escrito em 18/06/2012

“...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto, quando vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, não obstante terem visto as minhas obras”. (Salmos 95:7-9)

O Salmo 95 é um convite a louvar o Senhor. Nele o salmista engrandece a Deus por ser o Rochedo da nossa Salvação, o nosso Pastor, o nosso Criador, bem como de todos os seres vivos; enfim de todas as coisas existentes na natureza. Exalta Sua Soberania e nos exorta a ações de graças ao Senhor.

Na sequência, ele nos faz um apelo, no sentido de ouvirmos a voz de Deus e  nos alerta sobre as ocorrências de rebeldia do povo hebreu, durante o êxodo do Egito para Canaã e suas funestas consequências.

Os fatos mencionados nos versículos de hoje estão narrados em Êxodo 17:1-7 e Números 20:2-13. Em ambos, o povo clamava principalmente pela escassez de água e partia de forma agressiva diretamente contra Moisés e indiretamente contra Deus.

Em ambos, Moisés recorreu ao Senhor e Ele proveu a solução.
Fonte: 2.bp.blogspot.com
No primeiro, Deus o instruiu a ferir a rocha duas vezes, para fazer brotar a água e assim foi feito. Já no segundo, Deus o orientou a falar à rocha, porém Moisés se impacientou com a rebeldia do povo e feriu a rocha duas vezes. Deus atendeu também, mas Ele queria que Moisés O santificasse diante do povo, e, por causa disto, Moisés não entrou na Terra Prometida, somente a avistou do alto do monte.

Do povo que saíra do Egito, somente Josué e Calebe entraram na Terra Prometida e os menores de 20 anos. Os demais morreram no deserto, por causa da sua dura cerviz. Eles haviam presenciado e se beneficiado tanto dos atos de proteção e redenção de Deus para com eles, mas não reconheciam, não confiavam no poder, na misericórdia e no Amor de Deus.

Também devido à rebeldia do povo, a viagem durou 40 anos, quando poderia ter durado poucos meses.

Nós também estamos numa viagem rumo à Canaã Celestial. Para cada um de nós, a duração da viagem é diferente, e, durante o trajeto, nos posicionamos das mais diversas formas diante da realidade da vida, uns valorizando o Amor de Deus, outros ignorando-O ou até mesmo agredindo e ofendendo ao Senhor da vida.

De qualquer modo, os nossos pecados sempre ofendem ao Senhor e nos separam dEle. Então, o apelo para “não endurecer o coração” é também para nós. Ouçamo-lo hoje, agora, para que possamos habitar com Deus na nova Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário