sábado, 4 de agosto de 2012

JESUS E A SERPENTE DE BRONZE


Escrito em 17/06/2012

“E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.” (João 3:14 e 15)

Fonte: 4.bp.blogspot.com 
Ontem tratamos do encontro de Nicodemos com Jesus, focalizando o novo nascimento. Hoje queremos explorar o mesmo contexto, mas no aspecto da revelação de Jesus a ele sobre a Sua missão redentora.

Jesus tinha uma psicologia incrível. Diante da dificuldade de Nicodemos em entender a Sua fala, Ele resolve abordar um assunto mais objetivo, de vital importância, o do Seu papel na Redenção do homem, relacionando-o com uma passagem do Antigo Testamento, que, com certeza, Nicodemos devia conhecer bem, já que era um doutor da Lei.

Então, Jesus compara o Seu sacrifício expiatório a favor do homem, que ocorreria em breve, com o episódio acontecido no deserto, durante o êxodo dos Hebreus do Egito para a Terra Prometida, conforme Números 21:4-9.

Aconteceu que o povo estava desanimado, estressado, nervoso, revoltado, cansado de comer o maná que Deus mandava diariamente e fez uma verdadeira conspiração, planejando até voltar para o Egito.

Diante de tal situação, Deus mandou serpentes abrasadoras, que picavam as pessoas e muitas morriam. Então, o povo se arrependeu e pediu a intercessão de Moisés diante de Deus, que, por Sua vez, orientou a Moisés a levantar uma serpente de bronze numa haste, para a qual as pessoas picadas deviam olhar para serem curadas. E assim aconteceu.

Entendo que este olhar da pessoa para a serpente de bronze tinha que ser um olhar de fé, não simplesmente um olhar comum, normal, como se olha para qualquer objeto, mas um olhar arrependido, humilde, contrito, sentindo a real dependência de um Salvador.

A serpente levantada no deserto representava Jesus, que seria levantado de igual maneira, para efetivar o sacrifício expiatório que Ele faria para a redenção humana. O pecador que aceita o Seu sacrifício, se torna justo diante de Deus e obtém o direito à vida eterna.

Nicodemos captou a mensagem e quando Jesus morreu na cruz, ele conectou o fato com a revelação de Jesus naquele encontro noturno.

Assim como os rebeldes dependiam de mirar com fé aquela serpente para escapar da morte, assim também nós, pecadores, dependemos de mirar Jesus na cruz do Calvário, aceitá-Lo como nosso Salvador pessoal, para escaparmos da morte eterna e um dia podermos entrar no reino de Deus.

Um comentário:

  1. Essa interpretação (católica e ou evangélica) das palavras de Jesus tem um problema, pois se a serpente (o meio de salvação daquela época) era a "figura" de Jesus no futuro Ele também não poderia ser adorado.
    Do mesmo modo como os hebreus erraram (2Reis18:4) os trinitários também erram atualmente adorando Jesus (o meio de salvação).
    Jesus nos mostra que a vida eterna depende de conhecer o PAI como UNICAMENTE o verdadeiro Deus (João 17:1-3), e conhecer Jesus não como Deus mas sim como o meio de salvação (num 21:8-9), o servo o enviado (Mateus 12:18, Atos 3:13, 3:26, 4:27,30, João 13:16).

    Além disso em João 3:14-15 o versículo 14 mostra COMO o senhor Jesus seria levantado, ou seja numa HASTE (ou poste), como a serpente foi levantada, e no versículo 15 é que mostra a finalidade, o motivo do sacrifício (Gal 3:13 confirma a morte numa haste, Paulo citou Deut 21:22-23).

    Cordialmente,
    Cefas.


    ResponderExcluir