quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O PODER DA ORAÇÃO

Escrito em 01/07/2012

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a terra." (2Crônicas 7:14)

O rei Salomão concluíra a edificação do templo em Jerusalém, fizera a Deus, diante de toda a congregação de Israel, uma oração de dedicação e ao mesmo tempo, de petição a Deus do Seu favor e misericórdia, para si e para toda a nação (2 Crônicas: cap.6).

Lendo com atenção, visualizamos o emocionante quadro, através do qual podemos aprender muito “como orar”. Mas o melhor veio depois: à noite, o Senhor aparece a Salomão e lhe diz que havia ouvido a sua oração e abre diante dele um leque de promessas positivas, para o caso de obediência, mas também das consequências negativas, em caso de idolatria e de afastamento dos ensinamentos de Deus, conforme cap. 7:11-22.

O versículo de hoje está no contexto das promessas positivas, que, no entanto, estão condicionadas a algumas atitudes por parte do povo. Encabeçando a fala de Deus há um “Se”. Vejamos as condições:
  •  se humilhar – Deus requer uma postura de humildade diante dEle, não que Ele seja um Deus vaidoso, mas porque Ele sabe da natureza humana tendente à exaltação própria, a “se achar”, como diz o jovem moderno. Humilhar-se significa no contexto, reconhecer a real condição de criatura, inteiramente dependente, diante do Poderoso Criador, estar contrito por causa dos pecados cometidos, sentir tristeza, vergonha e arrependimento, diante de um Deus santo.
  • e orar – “a oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo” (Ellen G. White). Na oração, derramamos a nossa alma perante Ele, seja em função de uma bênção de que necessitamos ou em intercessão por outra(s) pessoa(s). “A oração pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16, u.p.). A posição de joelhos é a que mais demonstra nossa humildade, mas há vários tipos de oração e circunstâncias que envolvem aquele que pede, podendo ser feita em pé, sentado, deitado, num lugar especial ou até no tumulto da cidade grande... O importante é a conexão estabelecida entre aquele que ora e Deus, associada à primeira atitude – a de humildade e sentimento de dependência.
  • me buscar – é dirigir-se a Deus com o forte desejo de ter um encontro com Ele; é procurá-Lo; é querer estar junto dEle; é clamar com vontade de ser ouvido; é empenhar-se, perseverar convicto da legitimidade do pedido, aproveitar todas as oportunidades para oração, buscando poder do Alto.
  • se converter dos seus maus caminhos – esta atitude revela a coerência daquele que pede com o que pede, sua disposição em seguir e servir a Deus, em redirecionar a sua vida, tornando-a mais de acordo com a vontade dEle. 
Fonte: lh3.googleusercontent.com 
Cumpridas as condições, Deus promete ouvir, perdoar e sarar a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário