quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CONTANDO AS BÊNÇÃOS


Fonte: 4.bp.blogspot.com
Escrito em 21/06/2012

“São muitas, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar.” (Salmos 40:5)
Hoje, ao fazer o culto matutino, me lembrei do hino “Conta as Bênçãos”, nº 244 do Hinário Adventista, cuja composição foi inspirada no verso acima. Em síntese, ele é uma mensagem de conforto, na qual o poeta sugere à pessoa que se acha desanimada diante das dificuldades, provações, injustiças e outros problemas da vida, que pare, pense e conte as bênçãos que ela tem recebido das mãos de Deus. Resultado: vai ficar “surpresa” e verá que são incontáveis.
O salmista coloca o Senhor acima de todos, O considera inigualável, em razão das maravilhas e dos desígnios de Deus para com Seus filhos. Davi considera que são tantos que não dá para contar.
Eu percebo que a palavra contar neste verso tem duplo significado: contar no sentido de “narrar”, como por exemplo “contar uma história” e o significado de “enumerar”, ou seja, quantificar quantas maravilhas e desígnios Deus tem operado em nossas vidas.
As últimas palavras do Evangelho escrito por João também diz algo semelhante em outras palavras: se todas as coisas que Jesus fez fossem relatadas, nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.
O problema é que nós temos uma memória curta e seletiva, ou seja, esquecemos rapidamente das coisas boas que nos acontecem e temos a tendência de nos fixar nas coisas ruins. O nome disto é pessimismo. Infelizmente, existem muitos pessimistas incorrigíveis.
Não estou dizendo que a vida é um “mar de rosas” e nem que temos que nos iludir, porque muitas vezes, a realidade é dura. Ela foi dura para Jesus, foi dura para os discípulos e também o é para nós. Mas a despeito de tudo isto, se colocarmos na balança (daquela antiga de dois pratos), o prato das bênçãos vai pesar muito mais, tanto individual quanto coletivamente.
Lembremos de algumas das maravilhas que Deus nos concede: primeiro, a Criação de todas as coisas, principalmente a do ser humano, à Sua imagem e semelhança – isto já é um privilégio; temos a capacidade de pensar, o livre arbítrio, não somos robôs, temos o poder de escolha, embora tenhamos de assumir as consequências de escolhas indevidas. Outras importantes bênçãos: nossa manutenção e redenção. E é só o começo da contagem!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário