domingo, 12 de agosto de 2012

JESUS É O NOSSO REDENTOR


Escrito em 25/06/2012

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:8-10)

Dissemos há alguns dias que as principais bênçãos são a criação, a manutenção e a redenção. Nos dois dias subsequentes, desenvolvemos sobre a criação e a manutenção. Hoje vamos conversar um pouco sobre a redenção.

Desde que o pecado foi cometido por nossos primeiros pais Adão e Eva, Deus lhes fez a maior de todas as promessas – a de um Redentor (Gn 3:15).

Esta esperança aqueceu o coração deles por anos a fio; cada bebê que nascia, desde Caim, eles achavam que aquele poderia ser o Redentor prometido, mas séculos passariam até que Deus O enviasse. E chegando a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei (Gl 4:4).

Jesus Cristo veio para nos resgatar do pecado; Ele veio e, em forma humana, fez o que o ser humano deixou de fazer – viver sem pecado, cumpriu perfeitamente a Lei de Deus. A Sua morte na cruz do calvário efetiva a vitória sobre o pecado e livra da morte eterna o pecador arrependido, humilde e contrito, que aceita pela fé, o sacrifício expiatório de Cristo, que é totalmente eficaz para nos justificar, ou seja, para nos tornar justos perante os olhos de Deus. Daí, a expressão: pela graça sois salvos mediante a fé. A Sua justiça é imputada, creditada a nós.

O apóstolo Paulo no verso de hoje esclarece que isto é dom de Deus, quer dizer, é um presente do Pai Celeste. Que a salvação não é por obras, para que ninguém se glorie. Não há obras que façamos que nos traga a salvação. Porém, o fato de não sermos salvos pelas obras não nos exime de praticar boas obras, porque fomos criados em Jesus Cristo para fazê-las. Diríamos também recriados em Jesus Cristo, quando de forma consciente, convicta, O aceitamos como nosso Salvador pessoal e passamos a andar em novidade de vida, praticando as boas obras, como Ele. Assim podemos afirmar que a Sua justiça nos é comunicada, pela atuação do Espírito Santo em nós.

Finalmente, “a graça é um dom imerecido”, mas quem realmente o recebe, torna-se uma fonte a jorrar para a vida eterna, como o próprio Jesus disse à mulher samaritana junto ao poço de Jacó, em Sicar (Jo 4:14); torna-se um imitador de Jesus, tem a vida transformada, passando a ser um praticante de boas obras, não para ser salvo, mas por ser salvo pela graça, mediante a fé em Jesus. Aceitemos ou renovemos a nossa aceitação da Sua graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário