terça-feira, 11 de setembro de 2012

A MAIOR ALEGRIA DE DEUS

Escrito em 13/07/2012

“Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.” (3 João 1:4)

Na terceira carta de João, ele fala da sua alegria em saber que aqueles a quem levou o Evangelho estavam “andando na verdade”.

Ele não estava se referindo aos filhos de sangue, mas aos filhos na fé. E o seu pensamento reflete o pensamento de Deus. Sim, porque esta é a maior alegria de Deus: seus filhos andarem na verdade. Mas... O que é a “Verdade”? O que significa “andar na Verdade”?

Pilatos perguntou a Jesus o que era a verdade, mas não esperou a resposta. Talvez por isto tenha fraquejado a ponto de se deixar levar pela vontade do povo, porque ele pessoalmente não vira nenhum crime em Jesus, e, mesmo advertido por sua mulher, não ousou arriscar sua reputação política; preferiu “ficar em cima do muro”, deixando a decisão do destino de Jesus para o povo, ainda que interiormente considerasse injusta a condenação do Homem de Nazaré. Pilatos não deu ouvidos nem à sua verdade interior.

Mas voltando às ideias do que seja a “Verdade” e “andar na Verdade”, pelo contexto, entendemos que a Verdade é o próprio Evangelho, é a mensagem da salvação pela fé em Jesus Cristo - o tema central da Palavra de Deus, o “fio de prata” que permeia toda ela, do Genesis ao Apocalipse, desenvolvendo todo o Plano da Redenção. Paralelamente, existem outros temas, que poderíamos denominar “correlatos” ou “periféricos”. 

Certa vez Jesus disse ser Ele próprio a Verdade: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

Fonte: images-onepick-opensocial.googleusercontent.com

“Andar na Verdade” significa então viver de acordo com o Evangelho da Salvação em Jesus Cristo, orientar a vida pessoal pelos ensinamentos dEle e por Seu exemplo, que, por sua vez, era fazer a vontade do Pai, refletir a imagem de Deus no dia-a-dia; era demonstrar o Amor em ações, porque “Deus é Amor”. 

Andar na Verdade é, acima de tudo, viver pela fé em Jesus e obedecer aos Seus mandamentos de forma prazerosa, não por obrigação, “amar a Deus de toda a alma, de todo coração e de todo entendimento e ao próximo como a si mesmo”.

Embora eu jamais pretenda atribuir a mim mesma, nenhum êxito espiritual de qualquer pessoa, sinto grande alegria de ver ou de saber de jovens e adultos que pude influenciar para a conversão e/ou para a fidelidade a Deus, a seguí-Lo e a serví-Lo, demonstrando-o mediante a participação nas diversas atividades e programas da Igreja e da comunidade.

Fonte: images-onepick-opensocial.googleusercontent.com
Saber que os filhos estão “andando na Verdade” é a maior alegria para o Pai Celestial, para os pais espirituais e também para os pais de sangue que prezam a Verdade. 

Devemos agradecer a Deus por aqueles que “andam na Verdade” e orar constantemente para a conversão ou retorno daqueles filhos que se afastaram da Verdade, para que na volta de Jesus, possamos nos congratular todos juntos pela salvação e pela vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário