domingo, 2 de setembro de 2012

O JUÍZO EXECUTIVO

Escrito em 03/07/2012

“E se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Apocalipse 20:15)

Na mensagem anterior vimos um pouco sobre o juízo investigativo. Hoje veremos sobre o juízo executivo, aquele que vai ocorrer num segundo momento. Examinando o contexto, desde o versículo 11, João descreve a cena do juízo, começando pelo investigativo e depois encerra o capítulo com o executivo, quando será aplicada a pena de destruição total dos ímpios, daqueles que não aceitaram Jesus como seu Salvador pessoal. No juízo executivo acontece a segunda morte, a morte eterna.

Foi mostrado a João um grande trono branco e o Juiz de toda a Terra nele assentado para processar o julgamento. João viu livros abertos e os mortos em pé diante do trono sendo julgados, conforme as suas obras escritas nos livros; viu também o Livro da Vida. Então, ele diz que a morte e o inferno foram lançados para dentro do “lago de fogo” e identifica este lago de fogo como a “segunda morte”. Daí, ele conclui dizendo o verso de hoje, ou seja, a sentença foi prolatada, as pessoas cujos nomes não estiverem arrolados no Livro da Vida terão a morte eterna, no lago de fogo; não herdarão a vida eterna.

Pedro também fala do Juízo: “Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra [cabe esclarecer que antes falara da criação pela palavra de Deus], têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.” (2 Pedro 3:7)

Isaías 66:15 e 16 também fala da destruição dos ímpios por fogo.

Quando eu não tinha familiaridade com a Palavra de Deus, eu acreditava, como muitos, na existência de um inferno, em que os não salvos ficariam eternamente se queimando; inclusive se divulgava a imagem de Satanás, com um manto negro, com dentes como de vampiro, segurando um enorme tridente, como um chefe do inferno, recebendo os seus adeptos. Que cena dantesca!

Mas Deus é Amor e até na execução do Juízo, fará justiça de forma cabal e definitiva; nada desta estória inventada de destruição continuada. O fogo eterno mencionado na Palavra de Deus é eterno em seus efeitos, ou seja, não haverá outra oportunidade.

Esta destruição final ocorrerá após o milênio (período de mil anos depois da volta de Jesus e Seu retorno ao céu com os salvos). Depois dessa destruição, a Terra será renovada e Deus nela habitará com os salvos, conforme descrito por João no livro de Apocalipse, Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu por intermédio do Seu anjo.

Fonte: dc205.4shared.com

Jesus declarou:

 “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Sigamos este Caminho, conheçamos a Verdade e a aceitemos em Jesus e herdaremos a vida eterna, que somente Ele pode nos oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário