domingo, 9 de setembro de 2012

FORTE E CORAJOSO

Escrito em 11/07/2012

“Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” 
(Josué 1:9)

Estas foram palavras de encorajamento que o Senhor falou a Josué, sucessor de Moisés. Este conduzira o povo hebreu, desde a saída do Egito, por 40 anos até as campinas de Moabe; subiu ao Monte Nebo, de onde avistou a Terra de Canaã, que Deus prometera dar ao povo e ali faleceu. O povo o pranteou por 30 dias. Dali em diante, Josué seria o líder do povo e teria ainda de comandar diversas batalhas para tomar posse da Terra Prometida.

Fonte: 3.bp.blogspot.com

Josué sabia da responsabilidade que enfrentaria, sabia da natureza pessimista do povo, da tendência ao desânimo, da falta de fé e que teria de ser como Moisés, forte e paciente.

Deus sabia o peso que estava colocando sobre os ombros de Josué, mas o escolhera, porque era homem de caráter, íntegro e reto diante dEle, porém era um ser humano e como tal, precisava de incentivo, de encorajamento diante de uma missão de tamanho vulto. Então, falou Deus várias palavras de apoio a Josué, dentre elas, as do texto escolhido para hoje.

Por vários anos estive à frente de equipes de trabalho ou de projetos nas empresas onde trabalhei, geralmente grupos pequenos de, no máximo, 30 pessoas. Não era fácil lidar com o pessoal, devido às diferenças individuais, nos aspectos físico, moral, psicológico, social, intelectual etc. Imagine conduzir uma nação inteira e justamente numa fase crítica; só mesmo com o apoio divino! Então Deus cuidou de fortalecer Josué, Seu escolhido.

Podemos não ter que liderar grandes equipes, mas na nossa experiência de vida, enfrentamos muitas situações que, se Deus não estiver conosco, como esteve com Moisés e com Josué, nos sentimos completamente impotentes, cheios de medo e de espanto, diante das dificuldades que, às vezes, nem são tão grandes, mas nós assim as imaginamos.

Nessas horas, temos de nos apossar desta promessa de Deus a Josué, porque na verdade, todos somos Seus filhos, e carecemos da Sua mão poderosa para enfrentar as tempestades da vida, os novos desafios, os compromissos importantes, as responsabilidades no estudo, no trabalho, as lutas para vencer, apesar dos tantos obstáculos, como recursos insuficientes, problemas de relacionamento, imprevistos como acidentes e doenças, que interferem no nosso planejamento e então, precisamos ajustar as velas, nos adaptar, mudar estratégias, corrigir desvios, reavaliar condições, buscar ajuda de terceiros, entre tantas outras medidas.

Fonte: 2.bp.blogspot.com

Enfim, se confiarmos apenas em nossa capacidade, podemos não ser bem sucedidos em nossos planos, metas e objetivos, mas se nos apoderarmos das promessas do Senhor e nEle colocarmos a nossa confiança e fé, seremos mais que vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário