terça-feira, 4 de setembro de 2012

CONFISSÃO E PERDÃO

Escrito em 06/07/2012

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1João 1:9)

Fonte: 2.bp.blogspot.com

A confissão de pecados envolve o reconhecimento da transgressão cometida contra a Lei de Deus, sincero arrependimento, tristeza pelo ato de ofensa e atitude de humildade.

A confissão deve ser dirigida ao Pai Celestial e, se a transgressão atingiu pessoa(s), também a esta(s) devemos nos confessar e pedir perdão.

Da parte de Deus, o verso de hoje, além de outros similares e correlatos existentes na Palavra de Deus, nos assegura que alcançaremos perdão.

Já no âmbito das relações interpessoais, pode acontecer de o ofendido não conceder o perdão de imediato ou mesmo nunca.

Embora seja importante o perdão do ofendido, principalmente para reatar laços, o imprescindível é o perdão de Deus, para que possamos ficar em paz com Ele e conosco mesmos.

Os consultórios psiquiátricos e psicológicos estão cheios de pessoas que muitas vezes buscam a compreensão, o entendimento das questões que perturbam a alma, gerando angústias, que, em casos mais graves, chegam à depressão. O sentimento de culpa é funesto e é capaz de estragar a vida das pessoas, de tal forma, que alguns acabam suicidando-se.

Assim, quando Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, entendemos que uma das mais preciosas verdades bíblicas que o mundo carece conhecer é a do perdão de Deus em Cristo Jesus para os nossos pecados.

O perdão de Deus nos liberta e nos purifica de toda injustiça. A injustiça aqui se refere ao resultado do pecado. Se cometemos pecado, a consequência lógica seria a nossa condenação, mas a justiça de Cristo é imputada a nós, para que possamos nos tornar justos diante de Deus. Por isto, o verso de hoje traz a boa nova do perdão e da purificação de toda injustiça.

Não importa o tamanho da transgressão, se o arrependimento for verdadeiro, genuíno, Ele nos perdoa e nos purifica. 

Fonte: 2.bp.blogspot.com 
Já ouvi alguns testemunhos de perigosos criminosos que conheceram Jesus na prisão e tiveram uma real experiência de conversão, e, mesmo tendo de permanecer na prisão, são libertadas interiormente e conseguem viver em paz.

Vi também casos de criminosos que conseguiram, mais cedo ou mais tarde, a libertação da prisão e se tornaram excelentes testemunhas de Jesus, levando o Evangelho a outras pessoas.

Há pessoas tão rígidas consigo mesmas, que jamais se perdoam. Rejeitam a verdade que liberta e vivem miseravelmente perdidas neste mundo, presas aos ardis daquele que as incita ao pecado. Algumas chegam a dizer: “Deus não vai me perdoar; eu não mereço o perdão!” A segunda parte é verdadeira: realmente ninguém merece o perdão; é somente pelo mérito do sacrifício expiatório de Jesus que alcançamos o perdão. Mas é preciso o arrependimento sincero, seguido da confissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário