sexta-feira, 7 de setembro de 2012

RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS

Escrito em 09/07/2012

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo [...] E vós, pais não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” 
(Efésios 6:1 e 4)

Continuando a refletir sobre relacionamento familiar diante do Senhor, hoje vamos focar na relação pais e filhos.

Mais uma vez veremos: pela Palavra de Deus, esta relação também é biunívoca; Deus não é parcial; sempre apresenta os dois lados da moeda e o apóstolo Paulo nos traz a verdade transparente desta relação de reciprocidade diante de Deus.

                           Fonte: blogcoisanossa.files.wordpress.com 

O verso 1 enfatiza a importância da obediência dos filhos aos pais, como algo justo. Significa então que essa obediência é um ato de justiça. Prosseguindo o texto, Paulo se reporta ao 5º mandamento da Lei de Deus: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”.

Há poucos dias, uma sobrinha de 44 anos de idade estava se organizando para fazer uma cirurgia. Ela estava em outra cidade, longe de sua mãe; então, ela ligou para a mãe, conversou e depois me disse: “tia, eu não vou fazer esta cirurgia, pelo menos, não agora!” E me contou a visão e opinião da mãe dela: que a cirurgia não era tão prioritária, em face de outras medidas que ela deveria praticar antes e cujos resultados poderão até tornar desnecessária a tal cirurgia. E acrescentou: “hoje eu escuto muito mais a minha mãe; se eu tivesse ouvido mais a minha mãe no passado, teria poupado muito sofrimento na minha vida.” Daí foi comentando alguns fatos. Que bom que ela agora tem esta postura de obediência aos pais!

Esta mesma sobrinha, há cerca de 8 anos, deixou seu trabalho e sua vida pessoal no ES, para ficar com os pais em MG, porque o pai sofrera um derrame e ficara entrevado na cama, totalmente dependente dos familiares para tudo, se alimentar, ir ao banheiro etc. Foram 2,5 anos de luta incessante, dia e noite. Que lindo exemplo! Que dignidade!

Honrar pai e mãe é mandamento com promessa: “para que se prolonguem os teus dias na terra ...” Não que ninguém deva fazer isto por interesse em viver mais tempo, mas para ser também obediente a Deus, que, com certeza, honra aquele que Lhe é fiel.

Agora, o outro lado da moeda: o conselho aos pais quanto à maneira de lidar com os filhos, não os provocando à ira, criando-os no temor, na disciplina e admoestações do Senhor.

Mais uma vez, entendemos que se o padrão divino da prática do amor for seguido, tudo irá bem. O problema é que os pais, muitas vezes, extrapolam nos seus direitos e deveres, utilizam seus próprios “métodos” e ignoram as orientações divinas no que concerne à educação; daí, acontecem os conflitos, os desajustamentos, os choques de geração e outros tantos que só trazem sofrimentos para ambos os lados.

O papel dos pais exige muita sabedoria, que pode ser adquirida na Palavra de Deus. Os pais devem também colocar seus filhos no altar de Deus diariamente, através da oração, pedindo por sua vida física, material e principalmente espiritual.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário