segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MULHER SÁBIA X MULHER INSENSATA

Escrito em 12/07/2012

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” (Provérbios 14:1)

Provérbios é umas das jóias bíblicas literárias escritas por Salomão, o homem mais sábio que existiu em todos os tempos, segundo a Bíblia Sagrada.

Provérbio é uma “máxima ou sentença de caráter prático e popular, comum a todo um grupo social, expressa em forma sucinta e geralmente rica em imagens; adágio, ditado, exemplo...” (Novo Dicionário Aurélio). Então, um provérbio é uma assertiva, que provém do senso comum do povo e geralmente transmite uma mensagem de cunho moral. Os de Salomão são na maioria antitéticos, isto é, trabalham com duas ideias que se contrapõem.

No provérbio de hoje Salomão fala de dois tipos de mulher, uma sábia e outra insensata; a primeira edifica a sua casa; a segunda derruba a sua casa.

Mais à frente em Prov. 31:10-31, ele descreve a mulher virtuosa, uma espécie de detalhamento da mulher sábia. É um texto muito avançado para a época, porque ele menciona muitas atividades desenvolvidas pela mulher, que seriam de responsabilidade tipicamente masculina, pelo menos na nossa cultura, como por exemplo, adquirir uma propriedade, além daquelas consideradas femininas, como costurar, plantar, etc.

Fonte: perlbal.hi-pi.com

Para ele, a mulher sábia possui as virtudes da força, dignidade, bondade, caridade; fala com sabedoria; administra bem a sua casa e teme ao Senhor. Devido a todos esses valores e competência, tanto no aspecto material, como moral e espiritual, seu marido é estimado, e ao final, também ela própria é louvada.

Recentemente tive oportunidade de conviver com um casal, que trabalha junto, apesar de em atividades diferentes, ele advogado e ela professora, ela porém não leciona, administra os bens da família. O que me impressiona é a intensidade de suas atividades diárias e como eles se apoiam mutuamente, com tanto respeito, carinho e amor. Além disto, dão assistência aos pais idosos e ainda participam das atividades de sua igreja, como coral, trabalho missionário, festas espirituais e sociais etc. Têm 3 filhas muito educadas e bem sucedidas.

Ela, embora mais nova do que eu, tem sido um exemplo de mulher para mim, e eu a associo com esses textos de Provérbios. Ali está um marido que encontrou a mulher sábia e virtuosa.

No contraponto, Salomão fala da mulher insensata, que, com suas próprias mãos, derruba a sua casa. Honestamente, parece que este tipo de mulher está sendo mais comum. Tantos lares desfeitos, tantas famílias arruinadas, tantos filhos cometendo loucuras por este mundo, destruindo sua própria carreira profissional e vida espiritual, muitas vezes, por causa de uma mulher que não tem o temor de Deus, que confia na sua própria sabedoria e não busca aquela que vem do Alto, que a capacita a enfrentar a luta de cabeça erguida e coração aberto.

Fonte: ec.comps.canstockphoto.com



Eu quero ser a mulher sábia e virtuosa de Provérbios e oro ao Senhor para que as minhas filhas também o sejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário