quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CONTIGO NA ÁGUA OU NO FOGO

Escrito em 20/09/2012

“Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías 43:2)


Ontem a minha filha Riza fez a defesa da tese de doutorado em Fisioterapia – Saúde da Mulher, na UNICAMP em Campinas-SP. O tema: os movimentos de braço da mulher mastectomizada, com ou sem reconstrução da mama, as complicações decorrentes das cirurgias e a qualidade de vida, tendo como base a pesquisa de campo com mais de 100 mulheres, submetidas a cirurgia e tratamento muitifuncional no Hospital de Clínicas e CAISM, além da Literatura correspondente na áreas médica e fisioterápica.

A banca examinadora era composta de 4 médicos professores universitários (2 da Unicamp, 1 da USP e 1 da UNIFESP), da área de ginecologia e obstetrícia, oncologistas especializados em cirurgias de câncer de mama e plástica de reconstrução, mais o orientador da pesquisa.

Após as apresentações de todos pelo orientador, a Riza fez a apresentação da tese durante 50 minutos, e, após isto, cada examinador falou cerca de 40 minutos a respeito da tese, sob todos os aspectos possíveis, questionando e sugerindo novas análises e pesquisas e ela respondendo às perguntas e esclarecendo detalhes. Ao final, falou o orientador, a banca se retirou para uma sala lateral.

A sabatina foi tão intensa, a pressão psicológica tão devastadora que, na minha mente, passava um turbilhão de ideias sobre os possíveis resultados.

A banca retorna e o orientador dá o veredicto: aprovada.

Este processo durou 3,5 horas sem intervalo. Eu e as outras 2 irmãs dela assistíamos atentas e ficamos todas muito cansadas. A Riza parecia mais tranquila do que nós.

Mas a promessa do Senhor expressa no verso de hoje se cumpriu no evento, porque de forma figurada, ela passou pela água e pelo fogo, mas ela não se afogou e nem se queimou.

Fonte: www.hiperativo.com
Você pode não estar fazendo uma defesa de doutorado, mas pode estar sendo submetido a momentos de aflição, angústia ou ansiedade por algum outro motivo.

A vida é assim – uma constante busca, e, nesta busca, sempre ocorrem situações que nos deixam em estado de tensão. Mas o filho de Deus pode e deve confiar nesta promessa do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário