quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DEUS ME CONHECE

Escrito em 16/07/2012

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23 e 24)

O Salmo 139 é uma das mais preciosas inspirações poéticas de Davi, que toca o profundo de nossa alma; evidencia como a nossa vida é transparente diante de Deus, como Ele nos conhece desde o ventre materno, como Ele conhece os nossos pensamentos, as nossas palavras antes mesmo de serem pronunciadas. Salienta que não há como fugir de Deus: onde quer que formos Ele ali estará. Em suma, o salmista aplica as características inerentes a Deus da onisciência, onipresença e onipotência na Sua relação com o ser humano.
Fonte: 2.bp.blogspot.com
O versículo de hoje é o final deste salmo, onde Davi, em oração, convida o Senhor para sondá-lo no mais íntimo do seu coração, dos seus pensamentos, verificar se há nele algum caminho mau e guiá-lo pelo caminho eterno. Interessante: ele revela que Deus o conhece mais do que ele (Davi) a si mesmo.

Esta ideia coaduna com o que realmente se passa no nosso interior, pois é comum nos sentirmos perdidos, sem direção, cheios de dúvida sobre determinados sentimentos que afetam as nossas decisões.

Na verdade, muitos de nós nem queremos penetrar no nosso próprio íntimo, questionar nossos valores, analisar nossas atitudes, avaliar nosso passado e corrigir os desvios, com vistas a buscar o caminho certo para nossas vidas. Muitas vezes, queremos fugir de nós mesmos, para não ter que nos encarar, de enfrentar a nossa realidade.

Às vezes, é necessário acontecer alguma coisa trágica em nossa vida, como a morte de um ente querido, uma separação conjugal, um filho desorientado no mundo das drogas, a perda de um bom emprego, um acidente marcante, para alavancar uma busca do autoconhecimento. Algumas pessoas precisam de ajuda profissional para isto.

Muitas pessoas vivem uma vida inteira alienadas de si mesmas, sem um sentido para suas vidas.

Entendo que na busca de um sentido para a vida, nós podemos encontrar a Deus, que é o originador da vida. Dele viemos e para Ele devemos direcionar a nossa vida.

Jesus declarou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. Assim, conhecer Jesus é encontrar o caminho eterno, que o salmista quer palmilhar; é encontrar o significado do Evangelho eterno, a salvação por meio dEle, é encontrar a vida imanente nEle, que Ele nos oferece de forma tão abundante, que transcende a vida presente e permite alcançar a vida eterna.

Finalmente, ninguém precisa estar ou permanecer perdido, porque Jesus é a direção.

Fonte: lh3.ggpht.com
Que possamos dizer como Davi:
”Senhor, [...] guia-me pelo caminho eterno.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário