segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PEDINDO A DEUS UM SINAL

Escrito em 14/07/2012

“Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por meu intermédio, como disseste, eis que porei uma porção de lã na eira; se o orvalho estiver somente nela, e seca a terra ao redor, então, conhecerei que hás de livrar Israel por meu intermédio, como disseste.” (Juízes 6:36 e 37)

O povo de Israel vinha sendo oprimido pelos Midianitas por 7 anos. Tudo que Israel produzia era apoderado à força ou destruído pelos Midianitas e Israel ficava sem sustento. Então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor por livramento.

Deus ouviu o seu clamor e escolheu Gideão para liderar o livramento. Gideão, porém, se achava incapaz para tal missão, pois pertencia à família mais pobre de Manassés e era o menor da casa de seu pai.

Num primeiro momento, quando lhe apareceu o Anjo do Senhor, e lhe comunicou a missão, ele estranhou muito e pediu um sinal – que o Anjo do Senhor esperasse uma oferta que ele prepararia. O Anjo esperou e utilizando um cajado fez subir fogo da pedra e consumiu a oferta.

Num segundo momento, ele pede a Deus o sinal do texto de hoje. Mais uma vez, Deus atendeu. No dia seguinte, a lã estava molhada e a terra no entorno dela estava seca.

Fonte: 3.bp.blogspot.com
Num terceiro momento, Gideão ainda vacilante, mas com humildade, pediu a Deus para inverter o sinal: a lã ficar seca e a terra molhada. E outra vez Deus atendeu.

Somente após essas 3 manifestações divinas, Gideão creu que de fato Deus o escolhera e o fortaleceria para assumir a responsabilidade de livrar Israel das mãos dos Midianitas.

Com base neste evento, observamos que Deus tem critérios diferentes dos critérios humanos, que vê com olhos diferentes, julga com senso diferente, utiliza pessoas aparentemente sem condições, mas Ele as capacita para executarem Seus planos.

Quanto ao lado humano, aprendemos que podemos contar com Deus e, mesmo com uma fé vacilante, mesmo duvidando da nossa capacidade de realizar algo, ou ainda com dúvidas sobre determinadas situações, se algo nos convém ou não, podemos pedir a Deus sinais de sua aprovação ou reprovação.

Existem casos em que a pessoa pede um sinal a Deus e Ele não responde, mas se formos examinar adequadamente, o pedido submetido à apreciação divina já está contemplado genericamente em Sua palavra, e, portanto, não há porque Deus Se manifestar especificamente.

Exemplo: Digamos que um jovem crente peça a Deus um sinal para aprovação de sua união conjugal com uma jovem não crente. Embora não seja impossível que Deus Se manifeste, pois Ele é soberano e onisciente, provavelmente Ele não responderá, porque existem claras instruções na Sua Palavra contra o jugo desigual.

Finalmente, podemos e devemos pedir sinais a Deus, mas antes disto, vejamos se Ele já sinalizou a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário