sábado, 17 de novembro de 2012

A ARMADURA DE DEUS - I

Escrito em 12/08/2012

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.[...] Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” (Efésios 6:11 e 13)

Fonte: 4.bp.blogspot.com

A vida cristã é um constante combate, pois a todo tempo nos deparamos com situações que são verdadeiras ameaças para nos afastar de Deus.

Assim pensando, Paulo utiliza a figura do soldado que se prepara para a guerra, com o objetivo de nos conduzir ao entendimento da necessidade de proteção contra o inimigo de nossas almas.

Daí, no contexto dos versículos de hoje, ele detalha os componentes da armadura, associando-os com a provisão disponibilizada pelo Senhor dos Exércitos para proteção dos Seus fiéis soldados, conforme versos 14-16:

·      “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade – em tudo o que o cristão faz, ele deve ter a confiança de que a verdade sempre vence, mesmo que a vitória não seja imediata, mesmo que em algumas circunstâncias, ele seja tentado a relativizar. A verdade, como é em Jesus, deve ser o nosso diferencial e nossa proteção.

·      e vestindo-vos da couraça da justiça – a vestimenta básica do cristão é a justiça de Cristo, com ela estamos ‘arrumados’ para qualquer ocasião. Ao mesmo tempo que Jesus nos concede Sua justiça e nos livra da condenação, também nos habilita a sermos justos com os nossos semelhantes e espera que assim procedamos.

·      Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz – andar descalço em lugar pedregoso pode causar dores, bolhas, ferimentos nos pés e quedas; então é importante usar um calçado compatível com o caminho a palmilhar; assim, o cristão deve se calçar com o evangelho, qual seja, as boas novas de Jesus, que trazem redenção, alegria, paz e nos torna mais confortáveis no nosso caminhar.

·        Embraçando o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno – sem o escudo da fé, o cristão ficará desanimado, pois a fé lhe confere a certeza das coisas que espera, o galardão que lhe está prometido para o final da sua carreira. Se não utilizarmos o escudo da fé em Jesus, as tentações acabarão nos atingindo.

Amanhã prosseguiremos no detalhamento da armadura que Deus proveu para os Seus soldados no conflito contra Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário