quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SUBINDO MAIS UM POUCO A ESCADA DA VIDA CRISTÃ

Escrito em 20/08/2012

“Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança, com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” (2 Pedro 1:5-7)

Subindo a escada da vida cristã, ontem contemplamos a virtude e o conhecimento. Hoje avançaremos mais um pouco com o mesmo propósito: “tornarmo-nos co-participantes da natureza divina”.

Pedro diz que devemos associar com o conhecimento, o domínio próprio. Digamos que o quarto degrau seja o:

Domínio próprio – algumas traduções trazem a palavra “temperança”, ou seja, auto-controle, continência. Particularmente, considero este degrau o mais difícil de ser alcançado, pois depende mais de nós mesmos, como indica a palavra “próprio”, por mais que o Espírito Santo lute para nos educar neste sentido. 

É muito fácil escorregar neste degrau; parece que Satanás põe bastante sabão líquido nele e a gente cai, vez após vez.

Fonte: lh6.ggpht.com

Pensemos em algumas áreas mais críticas para o exercício do domínio próprio:

ü  controvérsias domésticas sobre educação de filhos – usualmente ocorrem discussões entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos;

ü   controle da alimentação – que dificuldade, principalmente quando temos de fechar a boca para os alimentos que afetam o colesterol, triglicerídeos, glicose, insulina, entre outros;

ü  intemperança na sexualidade, jogos, vícios ou maus hábitos, uso excessivo da internet;

ü  sedentarismo e preguiça;

ü  acrescente aqueles que lhe são mais difíceis.

   Então, importa orar muito sobre as nossas dificuldades pessoais de domínio próprio, que nos fazem pecar contra Deus, contra o nosso próximo e até contra nós mesmos.

Perseverança - Pedro acrescenta: associar com o domínio próprio, a perseverança

Digamos que o quinto degrau seja a perseverança, que algumas Bíblias traduzem como paciência. Na verdade, perseverar significa manter-se fiel de forma constante e contínua naquilo que já se atingiu, prosseguir no patamar alcançado.

Aplicando a mim, uma vez que eu alcance o domínio próprio no controle dos alimentos, por exemplo, eu tenho que perseverar nele, para manter as minhas taxas em níveis adequados. A endocrinologista que me acompanha me diz: “você precisa perder 5 kg, mas é perder para sempre e não achar de novo”. A perseverança requer paciência e força de vontade. 

Pensando no aspecto mais espiritual, uma vez atingido um patamar de santificação, precisamos nos firmar nele e crescer cada vez mais, buscando níveis de melhoria, de modo a nos assemelharmos mais e mais ao nosso Mestre, contando sempre com a direção do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário