quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CONSOLO E EDIFICAÇÃO

Escrito em 17/08/2012

“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.”
(1 Tessalonicenses 5:11)

O versículo objeto de nossa meditação hoje está no contexto do aconselhamento de Paulo aos Tessalonicenses, no que tange à sobriedade, à auto-vigilância, para que se mantivessem na fé, na esperança da salvação e no amor e vivessem em união com Jesus Cristo.


Fonte: setimodia.files.wordpress.com

Estas orientações estão perfeitamente atualizadas para nossos dias, sendo portanto a nós aplicáveis. Vamos agora focar nas duas ideias chaves: consolar e edificar.

  • Consolar é demonstrar solidariedade a alguém que está sofrendo por algum motivo, lembrando que o sofrimento é subjetivo, de modo que cada pessoa tem uma sensibilidade diferente de outra. Uma ocorrência pode causar muita tristeza numa pessoa, pode ser tolerável ou até mesmo insignificante para outra.
Uma vez, uma de minhas filhas estava inconsolável, porque havia terminado o namoro e a outra mais velha, que é médica pediatra, intensivista, ficou brava com ela, dizendo que ela não sabia o que era sofrimento, que fosse passar um plantão numa UTI com ela. Claro que faltou habilidade à mais velha, mas a intenção dela era relativizar e reduzir o sofrimento da outra.

Seria cômico, se não fosse trágico: quando alguém fala conosco de algum problema que está vivenciando, a gente tem a tendência de contar outros nossos ou de outrem que julgamos piores.  Será isto uma forma de consolo? Imagino que não!

Acredito que “consolar” é ajudar a pessoa que sofre a ver a situação por um ângulo diferente, de forma positiva, evidenciar o amor de Deus por seus filhos, procurar incutir esperança...

  • Edificar é uma palavra oriunda da linguagem técnica de construção, significa “erigir”, levantar, construir”. Além da Engenharia nas várias especificidades, existe até curso técnico de edificações, onde os alunos estudam as técnicas de obra, desde a fase de projeto, envolvendo o desenho de plantas, cálculo de resistência dos materiais, passando pela construção, montagem e instalações até o acabamento.

Trazendo para o âmbito das relações interpessoais cristãs, “edificar” é ajudar o outro na construção do caráter, a tornar-se mais semelhante a Jesus, a ser um praticante das virtudes.

Edificar envolve atitudes que podem ser pontuais, acorrendo quando oportunas ou sistemáticas, dentro de um processo desenvolvido especificamente com o propósito de “edificação”. As primeiras podem se dar, por exemplo, na conversa com um amigo; as segundas num evento educativo de curto, médio ou longo prazo, numa entidade escolar, num ambiente empresarial, no lar, na igreja, entre outros.

Interessante destacar que Paulo aplicou os dois termos conjuntamente e ainda acrescentou “uns aos outros” e “reciprocamente”. Lógico que foi de propósito e é muito saudável. Assim, eu posso consolar alguém num ponto e este alguém pode consolar-me noutro ponto, ao mesmo tempo; e se este consolo busca elevar-nos a um patamar mais alto da nossa carreira cristã, estaremos nos edificando mutuamente.

Daí, a importância de cercar-nos de pessoas que compartilhem a mesma fé, os mesmos princípios, que valorizem os ensinos da Palavra de Deus e procurem viver de acordo com eles. Isto não quer dizer que não existam pessoas iluminadas pelo Espírito de Deus fora do nosso meio religioso; pode haver até com maior lucidez, mas a confiança é básica para os propósitos de consolo e edificação.

Eu, particularmente, tenho bons amigos e irmãos na fé e também fora, mas às vezes, temos que avaliar se esses amigos estão falando de acordo com a Palavra de Deus, porque todos somos suscetíveis de nos pautar sobre a sabedoria humana em detrimento da divina.

É tão bom ter um ombro amigo!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário