segunda-feira, 5 de novembro de 2012

OCUPANDO A MENTE

Escrito em 03/08/2012

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8)

Fonte: blog.inspiraalma.com.br
Na carta aos Filipenses, Paulo os aconselha sobre o que deve ocupar os seus pensamentos, conforme versículo acima.

Desde criança sempre ouvia meu pai dizendo: “Mente desocupada é oficina do diabo”. 

Paulo, em linguagem positiva, evidencia que a nossa mente deve ser ocupada com coisas de boa qualidade: verdade, respeito, justiça, pureza, amor, boa fama (honra), enfim, tudo que encerra alguma virtude, algum louvor.

Olhando para trás com os olhos da maturidade, vejo como devia ser difícil para os meus pais educar uma turma de 12 filhos e encaminhá-los para ser gente honesta e trabalhadora – estes eram os alvos, que, por sinal, foram alcançados. Não havia grande preocupação com a religião formal, embora fôssemos católicos e frequentássemos a Igreja, mas meu pai não era muito chegado a práticas religiosas; na infância, ele ia à Igreja Metodista. Assim, ele tinha o temor de Deus, pois mesmo na sua ignorância espiritual, ele não participava da comunhão, porque se julgava indigno.

Olhando para o nosso mundo atual, sentimos que se Paulo tinha razão nos idos do primeiro século dC e meu pai no século XX, imagine a preocupação dos pais de sangue e espirituais de hoje, com relação à ocupação da mente dos filhos.

Se naquela época, meus pais ficavam bravos com uma das minhas irmãs que gostava muito de ler revistas em quadrinhos, quase sempre de cunho romântico, onde se ressaltavam as ligações amorosas, mas sem preocupação com os compromissos delas decorrentes, imagine hoje em que a variedade de recursos tecnológicos torna acessível aos jovens e crianças uma gama de filmes, clipes e cenas eróticos, jogos, filmes e desenhos animados onde imperam a trapaça e a violência, sites de relacionamento nem sempre confiáveis...

Fonte: sphotos-b.xx.fbcdn.net

Minhas filhas já são todas maiores, mas mesmo assim, eu estou sempre admoestando sobre os perigos, aconselhando e até advertindo. Às vezes, são atividades sem risco, porém tomam o tempo da pessoa, que acaba deixando de focar nas responsabilidades de estudo e trabalho, deixando de priorizar atividades espirituais e físicas saudáveis, representando então prejuízo cultural, espiritual, de saúde e porque não dizer, econômico-financeiro.

Assim, o versículo de hoje, mais do que nunca, é um alerta para todos: crianças, jovens e adultos. Numa situação extrema, pode até comprometer a nossa salvação.

Cuidemos, portanto, de ocupar a nossa mente de maneira saudável em todos os aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário