terça-feira, 27 de novembro de 2012

SUBINDO A ESCADA DA VIDA CRISTÃ

Escrito em 19/08/2012

“Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança, com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” (2 Pedro 1:5-7)

Ontem dissemos que o propósito de galgarmos a escada da vida cristã é “tornarmo-nos co-participantes da natureza divina” e falamos da fé.

Hoje queremos evoluir nessa escada. Pedro diz que devemos “associar com a fé a virtude”. Então no segundo degrau está a virtude: 

  • Virtude – traduzindo do Strong’s Hebrew and Greek Dictionaries, “virtude” significa “valor relativo ao homem (varonilidade), isto é, excelência intrínseca ou atribuída: louvor”.

Embora o conceito seja um tanto abstrato, entendo que se refira àquilo que é louvável no ser humano, os seus valores pessoais, imateriais, às qualidades como pessoa, que lhe conferem dignidade e excelência e o diferenciam das demais criaturas.

Fonte: 1.bp.blogspot.com
Acredito que “ser virtuoso” é refletir o caráter de Deus de modo prático. Daí, eu me lembro de Tiago ressaltando que as obras evidenciam a fé, o que nos ajuda a compreender a ideia de Pedro no sentido de “associar com a fé a virtude”, ou seja, não ficarmos apenas no crer, partirmos também para o realizar. Jesus nos deixou o maior exemplo pelos atos de bondade e misericórdia que praticava.

  • Conhecimento – o terceiro degrau na escada da vida cristã. Pedro diz que à virtude, devemos associar o conhecimento. Esta palavra nos leva para o campo da cognição, do intelecto, da ciência; no caso, o conhecimento de Deus, Seu caráter, Sua palavra, Sua Lei, Seus preceitos, e sobretudo, Seu Plano de Salvação para nós; em especial, o sacrifício de Jesus por nós. Oséias diz: “o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento [...] o povo que não tem entendimento corre para a sua perdição”.(Oséias 4:6,14).

O conhecimento leva as pessoas honestas e autênticas à tomada de atitude, em todos os campos do saber. Exemplos: Na auto-escola estudamos Regras de Segurança; daí, usamos o cinto de segurança, não usamos pneus “carecas”, calibramos sempre os pneus, não dirigimos de chinelo, andamos na nossa mão de direção, colocamos as cadeirinhas protetoras de crianças etc. Em diversos cursos, aprendemos sobre a Preservação do Meio Ambiente, daí, não jogamos lixo na rua, separamos o lixo reciclável, evitamos a poluição nas suas diversas formas, entre outras medidas práticas.

Fonte: lh4.ggpht.com 

E onde buscamos o conhecimento de Deus? Primordialmente, em Sua Palavra; secundariamente, em literaturas afins, como os Escritos do Espírito de Profecia de Ellen G. White - “uma luz menor que nos conduz a uma luz maior”, em outros livros, materiais e recursos de cunho teológico.


Conhecendo a Deus, procuraremos seguir e servir ao Senhor, por preceito e exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário