segunda-feira, 12 de novembro de 2012

REPOUSAR É PRECISO

Escrito em 07/08/2012

“Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. E Ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham.” (Marcos 6:30 e 31)

Quem não precisa recarregar sua bateria? Após um ano de trabalho, um descanso é mais do que merecido; é uma necessidade.

Há 2 anos, a minha filha mais velha tirou férias. Vinha de uma fase pesada de 5 anos fazendo residência em São Paulo, mais os plantões que fazia em hospitais particulares, para melhorar a prática e o orçamento, é claro. Especializou-se em UTI Pediátrica. Então, eu lhe perguntei: E aí? Vai fazer o quê para relaxar? Até a resposta era cansada: Ah, mãe, nem pensei nada; para casa mesmo (Espírito Santo)!

Daí, eu disse: Deixa comigo, vou arranjar um lugar bom para você descansar. Eu vou com você! Então, fui em algumas agências de viagem; fiz uns orçamentos, passei para ela. Escolheu Porto de Galinhas-PE. 

Fonte: www.dilos.com
Contratamos e fomos. Passamos uma semana naquele lugar maravilhoso, onde a natureza é abundante; onde céu e mar se encontram num abraço infinito. Era tudo de que ela precisava. Voltou renovada.

Jesus conhecia muito bem a natureza humana; além de ter participado da criação do homem (João 1:3), Ele mesmo Se fez homem e, nesta condição, sentiu na própria pele, as necessidades básicas do ser humano. Por isto, Ele convida os apóstolos para um descanso num lugar deserto, ou seja, num lugar tranquilo, onde eles poderiam descansar do labor, sem interrupção.

Até as máquinas precisam de descansar. Há pouco tempo, chamei um técnico para consertar uma máquina de lavar roupa e ele me orientou a dar um intervalo de, no mínimo, meia hora entre uma lavagem e outra.

Desde a criação, Deus separou o sétimo dia da semana, o sábado, para o nosso descanso. Segundo Gênesis 2:1-3, Ele abençoou, santificou e descansou de toda obra que, como Criador, fizera. Ele fez isto para nos dar o exemplo. Este é um dia especial para entrarmos em comunhão com o nosso Criador; nele devemos por de parte todo o trabalho secular e relaxar as tensões. Nosso organismo físico e psíquico precisa disto.

Quando aceitamos esta Verdade bíblica e passamos a colocá-la em prática, a nossa vida muda completamente e, para melhor; a gente começa uma nova semana com um novo ânimo.

Acrescente-se que o descanso sabático não elimina a importância das férias anuais, mas nos permite atravessar o ano de trabalho de forma mais saudável.

Incrivelmente existem pessoas que não se dão o direito de um descanso mais prolongado de férias e muitas vezes nem o semanal, da forma como Deus orientou. Por isto, são muito comuns as ocorrências de doenças físicas, mentais e emocionais, levando às vezes até à morte prematura.

Precisamos nos lembrar de que o nosso Criador, o Dono da Vida, sabe o que é melhor para nós e nos convida: “Vinde à parte e repousai um pouco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário