segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O JOVEM E A PUREZA

Escrito em 14/08/2012

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Salmos 119:9)

Nesta semana, a lição da Escola Sabatina está analisando o assunto da santificação, abordando o aspecto da sexualidade, no contexto do aconselhamento de Paulo aos Tessalonicenses. Então, me lembrei do versículo acima e da importância do tema para os nossos dias.

Fonte: img2.mlstatic.com
Na época da minha juventude, aconteceu uma tremenda evolução tecnológica, que nos colocou em contato com o resto do mundo, inicialmente através da TV.

Uma das primeiras coisas que vi foi a tão famosa descida do homem na Lua, no momento em que acontecia, ou seja “real time”. 

Depois, veio o computador de grande porte, depois o PC de gabinete, depois o notebook; hoje temos o netbook, o Ipad, o celular, com acesso a internet, entre outros recursos tecnológicos. Agora estamos mundialmente conectados em rede, ou seja, “on line e real time”. Excelente, maravilhoso!

A contrapartida desta evolução é que uma filosofia de vida altamente liberal passou a ser disseminada de tal forma, que assistimos, nos acostumamos e começamos a considerar “natural” a transgressão dos princípios divinos, que grande parte da sociedade hoje julga como “caretas”.

Neste contexto, está a questão da sexualidade. O amor livre é a tônica do mundo atual. Poucos se preocupam em se preservar para uma relação de comunhão amorosa, conforme instrução da Palavra de Deus. Ela deixa claro que o jovem deve conservar puro o seu caminho. Então, a sexualidade é impureza? Claro que não! A sexualidade é um dom de Deus, como são a beleza, a inteligência, a fé, entre outros.

A sexualidade é um dom de expressiva força, que tanto pode ser utilizada de forma saudável, quanto prejudicial, santificada ou banalizada e pecaminosa, no tempo certo ou fora do tempo, com a pessoa certa ou com qualquer um. Então, é muito fácil dar vazão ao instinto sexual e, se entendermos a sexualidade como a dos animais irracionais, bastaria sentir o desejo, no caso deles, no cio, e encontrando o parceiro(a), efetivar a conjunção carnal. Mas esta não é a vontade de Deus para o ser humano.

Fonte: www.anda.jor.br
Diante de Deus, a sexualidade deve ser a expressão de um amor genuíno entre duas pessoas comprometidas diante dEle, numa relação de casamento; envolve liberdade, mas não promiscuidade; envolve intimidade, mas não lascívia; envolve carinho e carícias, mas não o abuso do outro.

Então, tanto o jovem como o adulto, para guardar puro o seu caminho e especificamente a sexualidade, devem se orientar pela Palavra de Deus, que contém orientações objetivas a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário