terça-feira, 6 de novembro de 2012

UM FILHO PARA DEUS

Escrito em 04/07/2012

“Levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhes deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” (1 Samuel 1:10 e 11)

Fonte: tematico.no.sapo.pt

Na lei brasileira, a bigamia é crime, mas nos tempos bíblicos e na região de Efraim, onde habitava Elcana não era. Porém diante dos olhos de Deus, ela jamais foi bem vista e fatalmente era motivo de muitos problemas familiares.

Elcana era casado com duas mulheres: Ana e Penina. Ana era estéril e Penina era fértil e tinha filhos. A segunda sempre provocava e irritava a primeira, porque esta não podia dar filhos ao seu marido comum. Naquela cultura, a maternidade era ponto de honra e a mulher estéril era considerada indigna.

Eles subiam anualmente a Siló, para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor. Numa dessas viagens, Ana, muito triste com a sua condição, orou por um filho e fez um voto ao Senhor, como descrito no texto de hoje.

Passado o devido tempo, Ana concebeu e teve um filho a quem deu o nome de Samuel, que significa “do Senhor o pedi”. Acho lindo este nome. Se eu tivesse tido um filho, ele se chamaria Samuel. Mas Deus me agraciou só com meninas e Ele sabe o porquê e eu sou muito feliz com as minhas meninas.

Então, Ana cumpriu sua promessa e depois que Samuel desmamou, ela e Elcana o entregaram na Casa de Deus, ao sacerdote Eli. Desde pequeno, ele ministrava perante o Senhor, vestido de uma estola sacerdotal de linho. Que fofo, heim!...

Depois de Samuel, o Senhor abençoou novamente a Ana e ela teve mais três filhos e duas filhas. A cada ano, ela tecia uma túnica para Samuel e, enquanto tecia, orava por ele.

Lendo a história na Bíblia, verifica-se o quanto Samuel foi dedicado ao Senhor e ao serviço sagrado, a ponto de Deus falar com ele em visão e utilizá-lo para transmitir mensagem de advertência ao velho sacerdote Eli, que falhara na educação dos filhos.

Com a história de Ana, aprendemos que não devemos desanimar diante das dificuldades e problemas da vida, pois Deus é o dono da vida e Ele pode solucionar todo e qualquer problema.

Aprendemos também com Ana sobre a influência da oração; assim, é vital que os pais orem com os filhos e continuamente por eles, pela sua segurança, sua vida pessoal e profissional e, principalmente, pela salvação deles.

Que Deus abençoe pais e filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário