terça-feira, 13 de novembro de 2012

O ESPÍRITO SANTO – NOSSO PROFESSOR

Escrito em 09/08/2012

Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.[...] Quando vier, porém o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 14:26 e 16:13)

2.bp.blogspot.com

Quando Jesus esteve aqui na Terra com o objetivo de efetivar a fase mais crítica do Plano da Redenção, Ele formou uma equipe de apóstolos e discípulos, a quem ensinava e orientava por preceito e exemplo.

Esta equipe, provavelmente devido à cultura religiosa judaica já solidificada, não assimilava muito bem os princípios e a doutrina que Jesus lhe ensinava, porque Ele estava sempre lhes surpreendendo no que concerne à dimensão espiritual. Na verdade, Jesus estava corrigindo os desvios cometidos pela tradição. Embora Jesus falasse certas coisas repetidas vezes, elas ainda se mantinham meio obscuras na mente deles. Então, deixou-lhes a mensagem dos versículos acima.

Assim, antes do Seu sacrifício, Jesus falou-lhes longamente sobre a vinda do Espírito Santo e o que Ele faria. O papel do Espírito Santo seria de vital importância na divulgação do Evangelho, tanto no trabalho que os apóstolos e discípulos fariam, como na receptividade da mensagem pelo povo judeu e pelos gentios.

Após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, o Espírito Santo foi enviado e de forma toda especial no Pentecostes. Então, os discípulos foram revestidos de poder para testemunhar, pregar e operar milagres, porque o Espírito Santo estava lhes ensinando o que fazer, como fazer, o que dizer, como dizer, fazendo com que eles se lembrassem e entendessem as coisas que Jesus dissera, associassem ideias. Enfim, o Espírito Santo abriu-lhes o entendimento, como os raios de sol da manhã dissipam a escuridão da noite.

Realmente o Espírito Santo os guiou a toda a verdade, ou seja, clareou para eles aquela dimensão espiritual que Jesus dava do Seu Reino e de Sua Missão Redentora; evidenciou-lhes a amplitude, a transcendência do Evangelho, pois antes eles estavam presos a uma expectativa terrena, localizada e limitada da pessoa de Jesus.

Depois que receberam o Espírito Santo, os discípulos e apóstolos tornaram-se homens destemidos e corajosos, verdadeiros batalhadores na causa. Com isto, a Igreja Cristã primitiva caminhou a passos largos, cresceu e se desenvolveu no mundo conhecido da época; mas não parou por aí, avançou no tempo e no espaço para nos alcançar.

É o Espírito Santo que continua nos ensinando, nos fazendo entender e assimilar a Palavra de Deus, Ele toca o nosso coração e nos leva a aceitar Jesus como nosso Salvador. 

O Espírito Santo é NOSSO PROFESSOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário