domingo, 4 de novembro de 2012

O SAL DA TERRA

Escrito em 02/08/2012

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” (Mateus 5:13)

Fonte: www.unidosgv.com.br

Os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus são de inestimável riqueza espiritual, porque neles Jesus transmite com beleza poética e, ao mesmo tempo, com autoridade, a Sua doutrina, a filosofia do Seu reino, que é fundamentada no Amor, sempre utilizando uma linguagem simples, com figuras que pertenciam ao cotidiano dos Seus ouvintes e todos ficavam maravilhados. Ainda bem que esta linda mensagem foi preservada até nossos dias, pois assim nós também podemos nos extasiar com as palavras do Mestre.

Nesta ocasião, Jesus usa o tempero do sal. Quer coisa mais simples para ressaltar a influência do nosso testemunho?

Há poucos dias, com visita em casa, sendo uma delas uma exímia cozinheira, na agitação e correria, eu esqueci de colocar sal no feijão. Que horror, uma comida sem sal! Que vexame! Colocar sal no prato, na hora de comer, quebra o galho, mas não fica tão bom.

Quando eu era adolescente, minha mãe estava de repouso pós parto e meu pai me mandou fazer o almoço. Eu, sem experiência, exagerei na dose de sal e aí meu pai ficou bravo e disse: “Você fez sal com arroz e não arroz com sal!”. Conclusão: ninguém suportou comer o arroz. Jamais me esqueci deste episódio, e até hoje, coloco sal com cuidado, porque se a falta de sal é ruim, o excesso é insuportável e não há como remediar.

Levando para o lado espiritual, como entender a fala de Jesus:

“Vós sois o sal da terra”?

Qual é o tempero do cristão?

Entendo que é o testemunho eficaz, na dosagem certa, nem mais, nem menos, do jeito certo. 

Já foi abordado por alguém que fala de Jesus, de forma contínua, ininterrupta, monopolizando a fala? Eu já ouvi vários e só tenho paciência por amor de Jesus.

Ele diz ainda que se o sal torna-se insípido, ou seja, quando perde o sabor, não serve mais como tempero, tem de ser descartado.

Daí, imagino que temos de ter cuidado, para que o nosso testemunho se mantenha saudável, saboroso, levando ao nosso semelhante o Amor e a Graça de Jesus, capazes de transformar vidas, dando a elas sabor e sentido.

Me lembro agora do Hino 486 do HA - “Sal da Terra”, de que gosto muito. Vai aí um pedacinho:

“Jesus nos deu esta missão: o Seu amor compartilhar, somente entraremos em ação, se o Amor de Deus nos motivar; o Seu poder nos moverá e assim iremos repartir o Amor de Deus, a verdadeira paz e a doce esperança no porvir.
Vós sois o sal da terra, vós sois o sal da terra, restaurando o sabor e a alegria de viver, vós sois da terra.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário