sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O TEU DEUS TE LIVRE

Escrito em 11/08/2012

“Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim.” (Daniel 6:26)

Fonte: 3.bp.blogspot.com
Daniel foi um profeta de Deus durante o cativeiro do povo judeu em Babilônia, a partir de 605 a.C. Ele foi para lá ainda jovem e devido à sua fidelidade a Deus e sua sabedoria, ele se tornou um figura ilustre (como um primeiro ministro hoje), nos reinos babilônico e medo-persa.

O verso de hoje se refere a um fato ocorrido, quando Daniel já estava bem idoso e ainda exercia funções de destaque.


Exatamente devido à sua excelência, na época em que Dario, o medo, era rei, Daniel foi nomeado como um dos 3 presidentes, colocados sobre 120 sátrapas, distribuídos por todo o reino. E Daniel se distinguiu sobre sobre todos eles: “porque nele havia um espírito excelente, o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino”.

Procurando algo que denegrisse a reputação de Daniel perante o rei e não o encontrando, os demais presidentes e sátrapas “armaram” para destruí-lo, e, justamente no aspecto da sua fidelidade a Deus. Assim, convenceram o Rei a assinar um decreto proibindo a todos os súditos do reino a fazer qualquer pedido a homem ou a deuses, que não a Dario por 30 dias e quem desobedecesse seria lançado na cova dos leões.

Daniel prosseguiu sua vida regularmente, e, como era seu costume, orava de joelhos 3 vezes por dia, próximo às janelas do seu quarto, do lado que dava para Jerusalém. Vendo-o orando, os seus pares entregaram-no ao rei.

Dario gostava muito de Daniel e tentou de todo modo livrá-lo, mas legalmente, não poderia fazê-lo. Então disse a Daniel: “O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele te livre”. Daniel foi lançado à cova dos leões.

Naquela noite, Dario jejuou, não quis ouvir música e não dormiu. Logo cedo no outro dia, dirigiu-se à cova dos leões, e com voz triste, mas relativamente esperançosa, chamou a Daniel. E para sua alegria, Daniel respondeu: Deus enviou o Seu anjo que fechou a boca dos leões e eles não me fizeram nenhum dano.

Dario mandou tirar Daniel de lá, e, em seu lugar, mandou lançar aqueles que armaram para ele, juntamente com suas famílias, sendo todos devorados imediatamente pelos leões.

Na sequência, Dario fez novo decreto, conforme o verso escolhido para hoje, reconhecendo a supremacia do Deus verdadeiro sobre todos os reinos terrestres.

Que a nossa fidelidade a Deus não seja por decreto, mas como a de Daniel, fruto de uma decisão consciente e madura de servir a Deus, uma resposta de amor Àquele que, por Amor, deu a Sua vida por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário