sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ATINGINDO O TOPO DA ESCADA DA VIDA CRISTÃ

Escrito em 22/08/2012

“Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” (2 Pedro 1:5-7)

Finalmente chegamos ao topo da escada da vida cristã; ontem meditamos sobre a piedade e a fraternidade. Hoje falaremos do AMOR, visando ao mesmo objetivo: “tornarmo-nos co-participantes da natureza divina”.

Pedro diz que devemos associar com a fraternidade, o Amor. Assim alcançamos o oitavo e último degrau:

·        Amor – no nosso mundo atual e principalmente na Língua Portuguesa, a palavra Amor abrange um conteúdo muito amplo e, por isto, acaba sendo usada de forma negligente, em particular, no mundo das telenovelas, onde sofre um verdadeiro desgaste.

No grego, não existe uma palavra única para a ideia de amor. As mais conhecidas são:

ü  Eros – que origina o termo erótico, para designar o amor entre o homem e a mulher, diríamos o amor romântico, envolve o aspecto sexual;

ü  Philos – para designar o amor fraternal, inicialmente para designar as relações afetivas entre parentes de sangue; depois evoluiu para abranger o amor entre os membros da fé, entre os cristãos;

ü  Ágape – esta designa o Amor de Deus, desprendido, abnegado, sublime, que melhor qualifica o amor redentivo de Deus, dando o Seu filho unigênito, Jesus Cristo, para nos resgatar do pecado, nos reconciliar com Ele e conceder-nos a vida eterna.


Fonte:revolucaodacolher.org

Acredito que o Amor que Pedro coloca no topo da escada da vida cristã seja o Ágape, pelas suas características. Este é o amor a ser associado com a fraternidade, para completar o conjunto harmonioso dos valores que nos permitam tornar co-participantes da natureza divina, considerando que Deus é Amor.

Depois de nos ensinar a subir a escada da vida cristã, Pedro acrescenta o RESULTADO, que eu não poderia ignorar para fechar o tema: ”Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”. (verso 8)

Concluindo, ao subir a escada da vida cristã, tendo continuamente ao nosso dispor o apoio do Espírito Santo, vamos crescer espiritualmente na fé, na virtude, no conhecimento, no domínio próprio, na perseverança, na piedade, na fraternidade e no Amor. Assim, teremos uma vida consagrada ao Senhor, seremos ativos e produtivos na nossa comunhão com Ele e na participação de Sua obra redentora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário