sexta-feira, 9 de novembro de 2012

JESUS QUEBRA PARADIGMAS

Escrito em 06/08/2012

“Eu sei respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.” (João 4:25 e 26)

Fonte:  i717.photobucket.com

O texto escolhido para hoje faz parte do diálogo entre Jesus e a mulher samaritana. Se Jesus baseasse Seu comportamento no modelo de Seus compatriotas, ele teria 3 motivos para nem Se aproximar daquela mulher:

·        ela era samaritana – os judeus não se davam com os samaritanos;

·        ela era mulher – na cultura deles, a mulher não era considerada, não tinha parte, nem vez, nem voz na sociedade;

·        ela era uma mulher de vida fácil, uma moralmente desonesta, pois já tivera 5 maridos e estava vivendo maritalmente com outro que não era seu marido.

O texto deixa claro que os discípulos se admiraram de Ele estar conversando com uma mulher, embora não tivessem tido coragem de questioná-Lo a respeito (vers.27).

O mais interessante é que Jesus sabia tudo a respeito da mulher, mas Ele tomou a inicativa, aproximou-Se dela e pediu um favor: que Lhe desse água. Assim, Ele inicia um diálogo com ela. Ele sabia que ali estava uma alma por quem Ele morreria e estava ansioso para oferecer-lhe a água da vida e o conhecimento da Verdade que liberta.

Estava diante dEle uma prisioneira do inimigo maior, Satanás, uma pessoa marginalizada pela sociedade, pelos preconceitos, alguém que não tivera oportunidades na vida e a tocava como podia, como dava.

O mais impressionante é que Jesus Se revela para ela como o Messias prometido nas Escrituras Sagradas, Aquele a Quem os judeus aguardavam ansiosamente, mas não O reconheceram, quando Ele veio.

E aquela mulher saiu testemunhando de Jesus para os seus conhecidos imediatamente; muitos samaritanos correram para ouví-Lo e ainda pediram que Ele ficasse ali mais uns dias; creram nEle e O reconheceram como o Salvador do mundo (vers. 42).

Jesus é assim: calmo, tranquilo, interessado na nossa salvação, um revolucionário, pois não Se prende aos rótulos instituídos pela sociedade; Ele quebra paradigmas, elimina preconceitos e Se expõe para salvar a alma perdida neste mundo de dor e sofrimento.

No nosso dia a dia, convivemos com situações semelhantes e, nós, muitas vezes, contribuímos para que a pessoa marginalizada permaneça à margem.

Que o exemplo de Jesus nos inspire. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário