segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A ESCADA DA VIDA CRISTÃ

Escrito em 18/08/2012

Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” (2 Pedro 1:5-7)

Fonte: 4.bp.blogspot.com 

Aprendi a gostar deste texto, quando estava sendo evangelizada. Ouvi uma belíssima pregação sobre ele na Igreja Central de Belo Horizonte – MG. Cerca de 25 anos depois, apesar de não me lembrar dos detalhes, preparei uma mensagem sobre o mesmo, para um Culto do Poder na Igreja Central de Vitória – ES. Hoje, passados mais 10 anos, não me lembro de detalhes de nenhuma das duas, mas vou tentar esboçar outra mensagem, esperando que o Espírito Santo me ilumine.

Como o texto se inicia com a expressão “por isso mesmo”, observa-se um antecedente causal, situado no contexto “das coisas doadas pelo poder divino que nos conduzem à vida e à piedade”, de modo a “tornarmo-nos co-participantes da natureza divina”.

Então, com este propósito elucidado, Pedro, antes de apresentar a escada propriamente dita, ainda alerta sobre a importância de “reunirmos toda a nossa diligência”, isto é, para galgarmos a referida a escada, precisamos de uma disposição extra, que requer esforço e empenho. Entendo “Diligenciar” como “fazer acontecer intencionalmente”; isto não significa, entretanto, que dependemos somente de nossas forças, porque antes Pedro já havia dito, contamos com o poder divino, naturalmente do Espírito Santo.

Agora, vamos começar a subir a escada. No primeiro degrau, Pedro situa a:

·        – a própria Bíblia define em Hebreus 11:1: “fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”

    As coisas que mais esperamos são a vinda de Jesus e a vida eterna.
   
    Os fatos que não vemos, mas existe informação suficiente na Palavra de Deus para termos convicção, para ficarmos convencidos da sua veracidade, são os eventos compreendidos pelo Plano da Redenção do homem, dos quais destacamos: a encarnação e nascimento de Jesus, Seu ministério terrestre, Sua morte sacrifical, Sua ressurreição, Sua ascensão, Seu ministério sacerdotal no Santuário Celeste, a realização do juízo investigativo, a Sua volta, que aguardamos ansiosos, a ressurreição dos mortos e a transformação dos vivos que O aceitam, a vida eterna, afinal.

Além das informações das Escrituras Sagradas, existem informações históricas, cronológicas, astronômicas e matemáticas (referentes ao cumprimento das profecias de tempo), que conferem maior convicção e embasam a fé. Às vezes, somos chamados a dar a razão da nossa fé e é bom estarmos preparados. Para tanto, sugiro a leitura dos livros “O Grande Conflito” e “O Desejado de Todas as Nações” de Ellen G. White e uma visita aos sites “Novo Concerto” e “Concerto Eterno”.

Acima de tudo, a fé é um dom de Deus, concedido por Sua graça e Seu amor por nós. 

Pedro diz que temos de associar com a fé a virtude, mais um degrau que veremos amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário