terça-feira, 20 de novembro de 2012

JOSÉ E A MULHER DE POTIFAR

Escrito em 15/08/2012

“Ele [Potifar] não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Gênesis 39:9)

Ontem conversamos sobre a sexualidade; hoje veremos o exemplo de pureza, respeito e obediência de José a Deus e ao seu senhor, lembrando que José havia sido vendido por seus irmãos como escravo para mercadores Ismaelitas que se dirigiam ao Egito, e que, por sua vez, lá o venderam a Potifar, oficial de Faraó e comandante da guarda.

O Senhor era com José e ele prosperava em tudo que fazia. O Senhor abençoou a casa de Faraó por amor a José. Potifar confiou tudo a José.

Como José era formoso de porte e de aparência, a mulher de Potifar pôs os olhos nele e insistiu com ele repetidas vezes, para que se deitasse com ela. Diante de suas investidas, José lhe respondeu conforme o texto de hoje, que ecoa até nossos dias, como exemplo de pureza, dignidade, respeito e de como devemos fugir do pecado.

Fonte: 4.bp.blogspot.com
Certo dia, José comparece à casa de Potifar, para tratar de negócios deste; a mulher dele estava só e volta a instar com José, mas diante de sua recusa, ela o segura pelas vestes; ele foge e suas vestes ficam nas mãos dela. Ofendida, ela arma contra ele, entregando-o aos demais servos da casa e depois para o seu esposo, invertendo os fatos, de forma a incriminar José. Assim, ele acaba sendo preso.

José passou anos na prisão, mas também lá o Senhor o abençoou e ele prosperou; o carcereiro lhe confiava total responsabilidade sobre o presídio.

José, por inspiração divina, interpretava sonhos e, por isto, um dia foi levado à presença de Faraó, que não conseguia entender um sonho que tivera. José testemunhou do Deus verdadeiro a Faraó e interpretou o sonho, pelo qual o Egito passaria por 7 anos de fartura e depois 7 anos de miséria. José então sugeriu a Faraó uma estratégia para o enfrentamento da situação. Como resultado, foi nomeado a um cargo imediato a Faraó, para administrar toda a terra do Egito.

Bem, o que queremos enfatizar, entretanto, é o temor de Deus que norteava a vida de José. Ele era ainda muito jovem, quando foi injustiçado por seus irmãos e depois pela mulher de Potifar; todavia, soube se manter puro, obediente a Deus, respeitoso e fiel ao seu senhor, e, mesmo numa prisão, manteve sua dignidade. E Deus o honrou sobremaneira e ele ainda pôde rever toda a sua família e salvá-la da fome que assolou a região.

José é um exemplo a ser imitado e uma força inspiradora para todos em qualquer fase da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário