quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O ESPÍRITO SANTO – NOSSO CONSOLADOR

Escrito em 08/08/2012

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. [...] Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim [...]” (João 14:16 e 15:26)

Após a última ceia com os discípulos, Jesus, ciente de que seria preso e morto, dedicou um tempo especial para prepará-los para os momentos difíceis que sobreviriam; momentos em que eles se sentiriam abandonados como órfãos. Prometeu então enviar o Consolador, o Espírito Santo.

Ellen G. White no livro O Desejado de todas as Nações, p.669 a 672, fala com celeste sabedoria sobre o Consolador:

“Antes de se oferecer a Si mesmo como a vítima sacrifical, Cristo buscou o mais essencial e completo dom para outorgar a Seus seguidores, um dom que lhes poria ao alcance os ilimitados recursos da graça [...].

O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana, e dela independente.[...] O Seu sucessor na Terra [...]. Pelo Espírito, o Salvador seria acessível a todos [...].

Em todos os tempos e lugares, em todas as dores e aflições, quando a perspectiva se afigura sombria e cheio de perplexidade o futuro, e nos sentimos desamparados e sós, o Consolador será enviado em resposta à oração da fé [...]. Onde quer que estejamos, aonde quer que vamos, Ele Se encontra sempre à nossa direita, para apoiar, suster, erguer e animar [...].

O Consolador é chamado “o Espírito da verdade”. Sua obra é definir e manter a Verdade [...]. Por intermédio das Escrituras, o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma [...]. Ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido [...]. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja [...].

Fonte: blog.cancaonova.com

Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentos à Sua guia e graça, é concedido o Espírito.”

A promessa do Consolador, o Espírito da Verdade, também pertence a nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário